Quem foi ivan, o terrível? Caracterize sua teoria expansionista
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Em 1547, ao atingir a idade adulta, Ivan foi coroado tsar de toda a Rússia. Antes dele, todos os governantes de Moscóvia (ou Principado de Moscou) eram grão-príncipes.
Ivan foi o primeiro a se autodeclarar tsar, seguindo a tradição europeia do imperador cujo poder vem diretamente de Deus.Em sua juventude, Ivan tentou governar de forma progressiva: entre 1549 e 1560, administrou o país com o apoio de um governo informal, a Rada Eleita (círculo de confidentes, representantes da aristocracia e do clero).Ivan passou todo seu reinado guerreando na tentativa de expandir o país.
Por um lado, derrotou os Canatos de Kazan e Astrakhan, unindo-os à Rússia. Também se apropriou do Volga e dos Urais e começou a explorar as terras da Sibéria.
Mas, por outro, a Rússia perdeu a Guerra da Livônia (1558 a 1583) contra a Suécia e a República das Duas Nações, e não obteve acesso ao mar Báltico.
Durante décadas, a parte central da Rússia foi invadida por tártaros da Crimeia. Em 1571, eles conseguiram chegar até Moscou e queimaram tudo, exceto o Kremlin. Os tártaros foram, enfim, derrotados, mas o país já estava financeiramente arruinado.
Resposta:De Acordo Com O Wikipedia:
Ivã IV (Kolomenskoye, 25 de agosto de 1530 – Moscou, 28 de março de 1584), apelidado de Ivã, o Terrível, foi o Grão-Príncipe de Moscou de 1533 até a fundação do Czarado da Rússia em 1547, continuando a reinar como seu Czar até sua morte.[1] Era filho do grão-príncipe Basílio III e sua segunda esposa Helena Glinskaia.
Seu longo reinado viu as conquistas do Canato de Cazã, Canato de Astracã e Canato da Sibéria, transformando a Rússia num estado multiétnico e multi-religioso abrangendo quase um bilhão de hectares, cerca de 4.046.856 km² (1.562.500 sq mi).[2] Ivan conquistou o progresso do Estado, transformando uma sociedade medieval num império e emergente potência regional, além de se tornar o primeiro a ser coroado como Czar de todas as Rússias.
Diversas fontes históricas descrevem a personalidade de Ivã como complexa, sendo descrito como inteligente e piedoso, com acessos de raiva e surtos esporádicos de transtornos mentais. Num desses ataques assassinou seu herdeiro ao trono, Ivã Ivanovich. Tal fato transmitiu o czarismo para o filho mais novo de Ivã, Teodoro I, com deficiência mental. Ivã IV deixou um legado multifacetado: foi um hábil diplomata, patrono das artes e comércio, fundador da Moscow Print Yard, líder muito popular entre as pessoas comuns da Rússia, mas também lembrado por sua paranóia e indiscutivelmente por seu tratamento rígido com a nobreza
Explicação: