Leia o texto a seguir que aborda a dinâmica das migrações internacionais no Brasil.
Um levantamento inédito revela que os imigrantes haitianos passaram a ser a principal nacionalidade no mercado de trabalho formal brasileiro. Os dados do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) demonstram que o número de imigrantes no mercado de trabalho formal cresceu 50,9%, entre os anos 2011 e 2013. A população de haitianos no Brasil cresceu aproximadamente 18 vezes, passando de pouco mais de 814 imigrantes, em 2011, para 14.579 empregados no mercado de trabalho formal em 2013, superando os portugueses.
O ingresso dos haitianos no Brasil, a partir da fronteira do Peru com o Acre, após percorrerem a Rodovia Interoceânica, está completando quatro anos. Trata-se de um fluxo imigratório que tem se mostrado cada vez mais constante e crescente, com uma regular chegada diária de grupos, não apenas de haitianos, mas de outras nacionalidades caribenhas e africanas. O Acre é a principal porta de entrada deles no país.
O texto refere-se aos haitianos, que passaram a compor a maior parte dos migrantes que vieram ao Brasil em busca de trabalho, uma vez que:
A
vieram por causa do terremoto que atingiu o país em 2010.
B
o crescimento econômico do Brasil resultou em políticas públicas de atração de mão de obra estrangeira.
C
a instabilidade política do Haiti na primeira década do século XXI gerou diversos conflitos e milhares de exilados políticos.
D
a população portuguesa tem retornado ao seu país em virtude de sua acelerada recuperação econômica após a crise de 2008.
E
o número de vagas no mercado de trabalho formal brasileiro cresceu 50,9% entre 2011 e 2013
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
A
Explicação:
Respondido por
0
Resposta:
Letra (A).
Explicação:
Vieram por causa do terremoto que atingiu o país em 2010.
Perguntas interessantes
Biologia,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás