Leia o texto a seguir. O resto será consequência Toda informação que você precisa sobre economia, negócios e finanças está no Valor Econômico. Um jornal completo e preciso, com independência editorial, design moderno e inovador. E ainda tem a versão online, 50 suplementos e 10 revistas por ano para quem quer saber mais. Invista em você. Leia Valor Econômico (Fonte: Disponível em: ) De acordo com a Gramática Tradicional, o verbo “precisar (“necessitar”) é transitivo indireto, isto é, a relação com o seu complemento sempre se dará por meio de uma preposição, no caso, a preposição “de”. Observado rigorosamente esse preceito, a construção “Toda informação que você precisa...” estaria, portanto, errada. O correto seria “Toda informação de que você precisa...”. Ao optar pelo “erro”, a intenção do locutor é Resposta: (A) desprestigiar a norma culta da língua portuguesa. (B) aproximar-se do modo como muitas pessoas falam. (C) atribuir um novo sentido e uma nova regência para o verbo. (D) defender a superioridade da norma popular sobre a norma culta. (E) mostrar ao leitor que a língua é inflexível em relação à sua escrita.
Soluções para a tarefa
Respondido por
26
E) mostrar ao leitor que a língua é inflexível em relação à sua escrita.
Respondido por
10
Olá,
Podemos ver claramente que há um "erro", provavelmente proposital ao utilizar o verbo "precisar" no trecho "informação que você precisa sobre", quem precisa, precisa de algo, então o correto seria "de que você precisa".
Ao optar por esse novo emprego, podemos afirmar que o autor possui o objetivo de aproximar-se de como muitas pessoas falam, pois se o mesmo quisesse mostrar que a "língua é inflexível" ele usaria o modo correto da norma culta "de que".
Letra B.
Abraços!
Perguntas interessantes