Leia o texto a seguir.
O homem, para Aristóteles, é por “natureza um animal político”, isto é, nele é inata a tendência a viver em sociedade com os próprios semelhantes, não só porque tem a necessidade dos outros para a sua conservação, mas também porque não poderia ser virtuoso sem as leis e a educação.
Adaptado de: MORAES NETO, J. J. Aristóteles. Londrina: Eduel, 2012. p. 34.
a) Com base no texto e nos conhecimentos sobre Aristóteles, disserte sobre a relação de sua concepção política com a ética.
b) Para Aristóteles, a ética e a felicidade estavam num mundo inteligível? Explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) A definição dada por Aristóteles, segundo a qual o homem é por natureza um animal político, revela que a sociabilidade é fruto da natureza, a saber, da essência constitutiva do homem. A vida social é constatada no homem de forma potencial, mas se revela plena na medida em que ele age na construção de si (ética) e da coletividade (política). Em Aristóteles, está a ideia de que o ser humano é inacabado, revelando-o como ser de possibilidades, capaz de projetar-se além daquilo que é. Essa projeção é a maneira encontrada pelo homem para construir-se, para realizar-se plenamente, para atualizar-se em relação àquilo que a natureza lhe concedeu apenas potencialmente, a saber, a sociabilidade e a racionalidade. O homem constrói-se quando se realiza coletivamente; e, ao realizar-se coletivamente, na verdade, está realizando a sua natureza política. Contudo, a realização plena do ser humano, na visão aristotélica, está ligada aos valores partilhados comumente dentro da estrutura política, isto é, os valores éticos. Portanto, a polis é o lócus que alberga os valores comumente partilhados que contribuem para a realização do cidadão, o homem político.
a) A relação da política com a Ética é de conexão. Isso quer dizer que o agente público deve ser transparente na realização de todos os seus atos, seja no Poder Executivo ou no Poder Legislativo.
Aristóteles (384-322 a.C.) falava que o homem era um ser político. E ele falava isso com base na capacidade que o homem tem para pensar e tomar as suas próprias decisões (de forma racional).
b) Aristóteles entendia que essa condição racional do homem era essencial para a construção de uma sociedade mais feliz e capaz de promover as mudanças desejadas para o bem-estar de toda a coletividade.
Aprenda mais sobre esse tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/13261505
Até logo!