Geografia, perguntado por paulinhoda64, 4 meses atrás

Leia o texto a seguir.
O arquipélago é formado por quatro importantes ilhas: Kyushu, Honshu, Shikoku e Hokkaido, além de milhares de pequenas ilhas.
O Japão conta com extenso litoral decorrente de sua localização geográfica, a oeste a costa do mar do Japão e a leste é banhado pelo oceano Pacífico.
O território descontínuo do Japão ocupa uma área de 372.000 quilômetros quadrados nos quais existem cerca de 127,1 milhões de habitantes, desse total a maioria encontra-se nas pequenas porções de relevo suave (planícies) situadas nas planícies litorâneas. FREITAS, Eduardo. Geografia do Japão. Mundo Educa•‹o. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2018.

O arquipélago japonês está situado numa região de alta incidência de terremotos. Explique o motivo para que existam tantos abalos sísmicos e quais são suas principais consequências para a população
residente.

Soluções para a tarefa

Respondido por Carolinalugo
2

Resposta:

Explicação:

Imagine uma bola de futebol comum. Ela possui gomos em sua estrutura. Bem assim é o planeta Terra. Ele é composto por vários blocos, porções gigantescas da crosta terrestre que se movimentam lentamente, chamamos elas de placas tectônicas. Essa placas se encontram e se separam e se "relam" (transcorrem). No encontro entre duas placas podem ocorrer diversas liberações de energia que, por sua vez, podem provocar pequenos tremores e até terremotos. É  o que acontece em grande parte do círculo de fogo - área de contato dessas partes.

Os terremotos podem variar. A medição é realizada pela escala Richter que pode variar entre 1 a 10 em magnitude. Quanto mais próximo de 10, maior o abalo. As consequências mais comuns são desabamentos, perca de energia, explosões, gerando danos financeiros e mortes. Quando o tremor acontece no mar, chamamos de maremoto. Uma onda veloz e violenta que pode varrer cidades, lugarejos litorâneos e matar milhares de pessoas.

Perguntas interessantes