Leia o texto a seguir:
“Não resta a menor dúvida de que extremas desigualdades sociais são um fator que constrange a consolidação da democracia, especialmente no que se refere à efetiva participação política de todos os cidadãos. Os elevados índices de pobreza e de concentração de renda no Brasil são um legado do passado que os governos pós-regime militar não tornaram menos agudo, a despeito de avanços na área da educação”.
KINZO, M. A. G. A democratização brasileira: um balanço do processo político desde a transição. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 10, dez. 2001. Disponível em: . Acesso em: 07/05/2020.
Como vimos, embora a democratização tenha permitido ao brasileiro votar nos seus representes, participando ativamente da vida política do país, ainda há uma intensa desigualdade social no Brasil. Com base nessas informações e considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre a democratização no Brasil.
I. O assistencialismo pode interferir na consciência política da população.
II. Apesar de a participação política ter sido ampliada a partir de 1988, constitucionalmente, alguns grupos continuaram impedidos de exercer o direito ao voto.
III. As desigualdades sociais favorecem a emergência de uma população dependente dos governantes, o que se reflete na hora do voto.
IV. Um marco para a democracia brasileira foi a eleição de Tancredo Neves em 1985, eleito com o voto popular.
Está correto apenas o que se afirma em:
A) III e IV.
B) II, III e IV.
C) I e II.
D) I, II e IV.
E) I e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
RESPOSTA CORRETA: I e III
Explicação:
( CORRIGIDA)
luanaalves97la:
Resposta ERRADA
Perguntas interessantes
Informática,
3 meses atrás
Geografia,
3 meses atrás
Artes,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
História,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Pedagogia,
9 meses atrás