Administração, perguntado por reportoadm, 5 meses atrás

Leia o texto a seguir:

— Mas o que é a língua? Para nós, ela não se confunde com a linguagem; é, somente, uma parte determinada, essencial dela, indubitavelmente. É, ao mesmo tempo, um produto social da faculdade de linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos. Tomada em seu todo, a linguagem é multiforme e heteróclita; o cavaleiro de diferentes domínios, ao mesmo tempo física, fisiológica e psíquica, ela pertence, além disso, ao domínio individual e ao domínio social; não se deixa classificar em nenhuma categoria de fatos humanos, pois não se sabe como inferir a sua unidade. A língua, ao contrário, é um todo por si e um princípio de classificação. Desde que lhe demos o primeiro lugar entre os fatos da linguagem, introduzimos uma ordem natural em um conjunto que não se presta a nenhuma outra classificação.

A esse princípio de classificação, poder-se-ia objetar que o exercício da linguagem repousa em uma faculdade que nos é dada pela natureza, ao passo que a língua constitui algo adquirido e convencional, que deveria subordinar-se ao instinto natural, em vez de adiantar-se a ele.

Fonte: SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2006.

Com base na leitura, analise as afirmativas:
I. De acordo com o texto, a língua não é uma linguagem, pois é um fenômeno social e convencional;
II. Segundo o autor, a língua, com as suas dimensões físicas, fisiológicas e psíquicas, é subordinada a um instinto natural; essas características não permitem que a língua seja classificada como um fato social;
III. Para o autor, a língua, entendida como um sistema estruturado e convencional, ocupa o primeiro lugar entre os fatos de linguagem.
Assinale a alternativa correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por eliasjudoca1995
0

Resposta:

Letra B, apenas a afirmativa III é a correta.

Explicação:

Perguntas interessantes