Leia o texto a seguir. Fernão Lopes deve ser estudado sob dois aspectos que se complementam perfeitamente: como historiador e como artista. Ele tinha um compromisso com a ver- dade histórica. Isso o conduz a uma imparcialidade na análise dos fatos, bem como a uma severa investigação das fontes, chegando mesmo a fazer crítica histórica ao discutir a veracidade das fontes. A visão histórica de Fernão Lopes afasta-se da herança medieval da nar- ração dos acontecimentos palacianos; apesar de ser chamado de "o historiador da Revolução de Avis", sua visão dos fatos não é regiocêntrica (o rei como centro de todos os acontecimentos), chegando mesmo a criticar certas atitudes dos reis. A esse respeito, assim se ma- nifesta Antônio José Saraiva no primeiro volume de sua História da cultura em Portugal: "Fernão Lopes sai fora desta regra geral [...] pela audácia com
Soluções para a tarefa
No texto acima, a veracidade de Fernão Lopes é abordada, em decorrência de seu evidente compromisso com a representação da veracidade. Nota-se acima que o texto apresenta características humanistas, em que a relação entre o destino de cada homem é de fato determinado por suas próprias escolhas.
Assim, Fernão utilizada tal corrente literária para tratar de forma rela dos fatos inerentes aos acontecimentos históricos.
Resposta:
1)b) considerado o “pai da historiografia portuguesa”, foi quem iniciou o movimento humanista no país , em 1418./“B”. Por essa razão, Fernão Lopes, foi considerado o “pai da historiografia portuguesa”, foi quem iniciou o movimento humanista no país , em 1418.
2)b) alguma “coisa” assim, como por “contrário” e nunca por “eles”./As palavras estão grafadas corretamente em alguma “coisa” assim, como por “contrário” e nunca por “eles”.
Explicação:
1)b 2)b espero ter ajudado!