Leia o texto a seguir e responda às questões.
A Primeira Guerra é uma espécie de patinho feio da cultura popular. Só para se ter uma ideia, a Wikipedia lista 70 filmes sobre o conflito. A Segunda Guerra tem 539. É fácil entender por que não rende muito entretenimento. Soldados atolados por meses em trincheiras [...] ou [...] forçados a avançar inutilmente contra metralhadoras dificilmente são material para blockbuster. As máquinas eram poucas, lentas e desengonçadas. E, se a Alemanha faz as vezes de vilão, o Kaiser Guilherme parece um monge tibetano se comparado a Adolf Hitler.
Essa ausência [...] é [...] injusta com a importância da Primeira Guerra. O mundo de hoje foi parido pelo massacre. [...]
.
Blockbuster: filme de enorme sucesso de bilheteria.
a) O fragmento aponta a Alemanha e o Kaiser Guilherme como possíveis “vilões” da Primeira Guerra. Considerando o que você estudou, indicar a Alemanha e o Kaiser como vilões ou culpados desse conflito é coerente com os fatos ocorridos antes da Primeira Guerra?
b) Explique a frase: “O mundo de hoje foi parido pelo massacre.”
ME AJUDEM PFVR
Soluções para a tarefa
Resposta: a) Não está coerente com os fatos. Após a primeira guerra, que foi provocada por uma série de eventos em que vários países foram culpados, houve uma reunião na qual os países Europeus pegaram a Alemanha pra judas, colocando sansões, limitações etc que abalaram o moral da população Alemã, levando anos depois as pessoas sucumbirem às palavras de orgulho, motivação e nacionalismo de Hitler.
b) O massacre da primeira guerra mundial levou ao mundo como conhecemos hoje, pois após o estouro (Morte de Francisco Ferdinando) houve um avanço extraordinário da tecnologia e da sociedade Após a primeira guerra houve um efeito dominó de acontecimentos que nos trouce para o "mundo de hoje", que como exemplo posso sitar:
Direitos para a Mulher, como votar, trabalhar etc.
Aeronaves, espaçonaves, avanço na medicina, avanços nas ciências.
Explicação: