História, perguntado por nataliciolyrap739qk, 11 meses atrás

Leia o texto a seguir.

Estamos falando de um Portugal em que já no século XV sofria-se a escassez de cereais, a falta do ouro e, ainda, a necessidade de aumentar as áreas para pesca. Também se tem no Portugal do século XV uma nobreza ávida por realizar feitos guerreiros, o nobre que deseja ser sagrado cavaleiro no campo de batalha... Há ainda uma crescente burguesia: esta deseja aumentar o comércio, expandir rotas comercias, encontrar novos produtos, assim como novos consumidores, compradores. Somado a tudo isso, destacamos o clero e a Igreja, em busca de mais cristãos [...].
Sob este raciocínio, podemos evidenciar que os “descobrimentos” não foram resultados de aleatoriedades, mas se desencadearam sob uma vontade política, um projeto pensado, arquitetado para dar a Portugal domínios culturais, políticos e econômicos, além de suprir as fontes de riqueza que lhes eram necessárias naquele momento.

Com base no texto, assinale a alternativa correta sobre a expansão marítima portuguesa.



a) O descobrimento de novos territórios por Portugal ocorreu por acaso, quando navios portugueses mapeavam a costa africana.

b) As causas da expansão marítima portuguesa eram culturais, devido aos anseios da nobreza guerreira.

c) Havia um desejo de novos mercados consumidores para escoar a superprodução agrícola portuguesa no século XV.

d) No contexto da expansão marítima portuguesa, o fator econômico foi pouco relevante, se comparado ao religioso.

e) A expansão marítima portuguesa foi resultado da combinação de fatores políticos, econômicos e culturais do reino.​

Soluções para a tarefa

Respondido por analia18
8

Resposta:

A resposta é a letra E, por ser exatemento o que o texto diz. A expansão marítima se deu pela combinação de fatorea ligados a escassez de produtos em Portugal.


nataliciolyrap739qk: obrigado mesmo ❤
Respondido por denydocati
5

Resposta:

letra E

Explicação:

Por ser exatemento o que o texto diz. A expansão marítima se deu pela combinação de fatorea ligados a escassez de produtos em Portugal.

Perguntas interessantes