Leia o texto a seguir.
Ele contém as informações necessárias para você responder às questões.
Semco: o mais peculiar local de trabalho do mundo Imagine um local de trabalho no qual os funcionários avaliam, contratam e despedem os seus colegas; avaliam a performance dos seus superiores, demitem os que obtêm baixa classificação e definem as suas quotas de produção e os seus próprios salários. Imagine, também, que nesse local todos os trabalhadores têm acesso ilimitado aos relatórios da empresa e são ensinados a ler os relatórios financeiros; votam as decisões mais importantes e são responsáveis pelo seu próprio controle de qualidade, porque não existe um departamento específico para isso. Esse local chama-se Semco e tornou-se uma referência mundial. A sala de reuniões permanece sempre aberta, não há lugares fixos e todos trabalham em conjunto. Para Ricardo Semler, “Aqui há hierarquias, mas há um sistema eficiente de comunicação entre os níveis hierárquicos. Não há cargos impressos nos cartões de visita, nem existem escritórios privados e alguns funcionários podem optar por trabalhar em casa. Não faz sentido obrigar alguém a ir trabalhar no escritório, se o seu trabalho é composto por telefonemas e e-mails”. Na Semco, o que conta é o resultado.
No texto fica evidente que a Semco proporciona aos funcionários a oportunidade de participar das decisões da empresa e da definição das quotas de produção e, também, delega aos funcionários a responsabilidade pelo próprio controle de qualidade. Ao estabelecer essa forma de gestão, a empresa proporciona:
A - Horizontalização da hierarquia – com o objetivo de tornar as decisões e o controle mais eficientes em decorrência do aumento dos níveis hierárquicos.
B - Integração entre as equipes – elas passam a ter mais conhecimento sobre as decisões da empresa devido ao trabalho individualizado de cada área.
C - Centralização das tarefas – as ações passam a ser definidas mais rapidamente pelos gerentes que ficarão responsáveis pelo controle de cada uma.
D - Empoderamento dos funcionários – é delegado a cada um dos envolvidos autonomia e responsabilidade em vez de encomendar-lhes tarefas.
E - Verticalização da estrutura – as decisões que competem a cada departamento passam a ser tomadas pelo gestor geral por ter mais autoridade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
Resposta D - Empoderamento dos funcionários é delegado a cada um dos envolvidos autonomia e responsabilidade em vez de encomendar-lhes tarefas.
Explicação: Atualmente sabe-se que a melhor estratégia para que um subordinado cumpra seu papel com excelente desempenho é delegar a ele responsabilidade, em vez de tarefas.
Perguntas interessantes
Biologia,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
Filosofia,
11 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás