Leia o texto, a seguir, e responda às questões de 10 e 11.Numa prova de português do Ensino Fundamental, antea pergunta sobre qual era a função do apóstrofo, umaluno respondeu: "Apóstrofos são os amigos de Jesus,que se juntaram naquela jantinha que o Leonardo foto-grafou".A frase, além de alertar sobre os avanços que precisa-mos na excelência da educação, é didática quanto aoscuidados no uso da Língua Portuguesa, preciosidadeque herdamos dos lusos, do galego e do latim.Por falar em vírgula lembrei-me de caso ocorrido numacidade paulista. O vereador proponente lia seu "impro-viso" na cerimônia de outorga do título de cidadania aum professor de português. A iniciativa deveu-se ao fatode o mestre ter alfabetizado o nobre edil e outros muní-cipes no curso de adultos. O exaltado orador disparou:"Este grande letrista me transformou num competentepalavrista, pontuador e virgopalense".O constrangido catedrático, ao discursar, agradeceu,mas recusou a homenagem.
Soluções para a tarefa
Alternativa completa:
a) ignorou que duas palavras, embora semelhantes quanto à disposição da sílaba tônica, podem não ser sinônimas.
b) observou que palavras sinônimas tanto podem ser homônimas (iguais na grafia) como parônimas (parecidas na
pronúncia, com significados diferentes).
c) atribuiu o mesmo significado a duas palavras semelhantes quanto à sonoridade, mas diferentes quanto ao número
de sílabas.
d) confundiu os doze apóstolos com os quatro evangelistas do Novo Testamento.
e) demonstrou desconhecer o nome do sinal gráfico (diacrítico) que serve para indicar a supressão de letra(s) e som(ns) numa palavra.
Resposta:
Esta correta a letra e, porque nota-se que o aluno desconhece a utilidade do diacrítico (sinal gráfico), que tem a importante utilidade de a indicar a supressão de letra(s) e som(ns) numa palavra.
Ademais, nota-se que a alternativa d está incorreta porque o aluno evidentemente confundiu a palavra “apóstolos” com o sinal gráfico “apóstrofo”. A alternativa c está incorreta porque as palavras apresentam o mesmo número de sílabas.
Resposta:
eu acho que é a A
Explicação: