Leia o texto a seguir e responda as questões de 01 até 03.
[Marido comprado]
[...] Fernando Seixas obedecendo automaticamente a Aurélia, sentara-se, e fitava na moça um olhar estupefato. A moça arrastou uma cadeira e colocou-se em face do marido, cujas faces crestava o seu hálito abrasado.
- Não careço dizer-lhe que amor foi o meu, e que adoração lhe votou minha alma desde o primeiro momento em que o encontrei. Sabe o senhor, e se o ignora, sua presença aqui nesta ocasião já lhe revelou. Para que uma mulher sacrifique assim todo seu futuro, como eu fiz, é preciso que a existência se tornasse para ela um deserto, onde não resta senão o cadáver do homem que a assolou para sempre.
Aurélia calcou a mão sobre o seio para comprimir a emoção que a ia dominando. [...]
Seixas abaixou a cabeça.
- Conheci que não amava-me, como eu desejava e merecia ser amada. Mas não era sua a culpa e só minha que não -soube inspirar-lhe a paixão, que eu sentia. Mais tarde, o senhor reti-rou-me essa mesma afeição com que me consolava e trans--portou-a para outra, em quem não podia encontrar o que eu lhe dera, um coração virgem e cheio de paixão com que o adorava. Entretanto, ainda tive forças para perdoar-lhe amá-lo.
A moça agitou então a fronte com uma vibração altiva:
- Mas o senhor não me abandonou pelo amor de Adelaide e sim por seu dote, um mesquinho
dote de trinta contos! Eis o que não tinha o direito de fazer, e que jamais lhe podia perdoar! Desprezasse-me embora, mas não descesse da altura em que o havia colocado dentro de minha alma. Eu tinha um ídolo; o senhor abateu-o de seu pedestal, e atirou-o no pó. Essa degradação do homem a quem eu adorava, eis o seu crime; a sociedade não tem leis para puni-lo, mas há um remorso para ele. Não se assassina assim um coração que Deus criou para amar, incutindo-lhe a descrença o ódio.
Seixas, que tinha curvado a fronte, ergueu-a de novo, e fitou os olhos na moça. Conservava ainda as feições contraí-das, e gotas de suor borbulhavam na raiz de seus belos cabelos negros.
- A riqueza que Deus me concedeu chegou tarde; nem ao menos permitiu-me o prazer da
ilusão, que têm as mulheres enganadas. Quando a recebi, já conhecia o mundo e suas misérias; já sabia que a moça rica é um arranjo e não uma esposa; pois bem, disse eu, essa riqueza servirá para dar-me a única satisfação que ainda posso ter neste mundo. Mostrar a esse homem que não me soube compreender, que mulher o amava, e que alma perdeu. Entretanto ainda eu afagava uma esperança. Se ele recusa nobremente a proposta aviltante, eu irei lançar-me a seus pés. Suplicar-lhe-ei que aceite a minha riqueza, que a dissipe se quiser; consinta-me que eu o ame. Essa última consolação, o senhor a arrebatou. Que me restava? Outrora atava-se o cadáver ao homicida, para expiação da culpa; o senhor matou-me o coração, era justo que o prendesse ao despojo de sua vítima. Mas não desespere, o suplício não pode ser longo: este constante martírio a que estamos condenados acabará por extinguir-me o último alento; o senhor ficará livre e rico.
Proferidas as últimas palavras com um acento de indefinível irrisão, a moça tirou o papel que trazia passado à cinta, e abriu-o diante dos olhos de Seixas. Era um cheque de oitenta contos sobre o Banco do Brasil.
- É tempo de concluir o mercado. Dos cem contos de réis, em que o senhor avaliou-se já recebeu vinte; aqui tem os oitenta que faltavam. Estamos quites, e posso chamá-lo meu; meu marido, pois é este o nome de convenção.
ALENCAR, José de. Senhora. São Paulo: Moderna, 2006. p. 104-106. (Fragmento)
01. Segundo Aurélia, “A sociedade não tem leis” para punir o crime cometido por Fernando. Qual é esse crime?
02. “Entretanto ainda eu afogava uma esperança .” Qual era a esperança de Aurélia?
03. “Outrora atava-se o cadáver ao homicida, para exposição da culpa.” Por que Aurélia se vale dessa ideia para referir-se à situação em que ela e Fernando se encontram?
04. José de Alencar abarca todas as linhas temáticas do romance romântico. São romances urbanos de Alencar, exceto:
(a) Cinco minutos.
(b) A viuvinha.
(c) Lucíola.
(d) Diva.
(e) A Moreninha.
05. As minas de prata e A Guerra dos mascastes, são romances de José de Alencar classificados como:
(a) sociais.
(b) urbanos.
(c) regionalistas.
(d) históricos.
(e) indianistas.
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1- O crime de Fernando Seixas foi ter trocado o amor de aurélia pelo dote de adelaide
2- A esperança era que após enriquecer, Fernando Seixas ia deixar que ela o amasse.
3 - Ele se sentiria culpado ao lembrar dos motivos quais a abandonou
4- Letra E
5- Letra D
2- A esperança era que após enriquecer, Fernando Seixas ia deixar que ela o amasse.
3 - Ele se sentiria culpado ao lembrar dos motivos quais a abandonou
4- Letra E
5- Letra D
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