ENEM, perguntado por erikaluenna5164, 11 meses atrás

Leia o texto a seguir e responda às questões. Conflitos étnicos e passado colonial Economia fragilizada, instabilidade política e miséria social são alguns dos muitos problemas atuais da Africa, relacionados direta ou indiretamente com o seu passado colonial. Em especial, a manutenção de territórios nacionais artificiais, criados conforme os interesses dos países colonizadores na Conferência de Berlim (1884-85). Exemplo disso são os graves conflitos étnicos em alguns países africanos, que dificultam a construção de uma consciência nacional mais homogênea. A maioria dos grupos étnicos, na Africa, surgiu antes do colonialismo. Muitos destes eram nações em formação no século XIX. Mas ao dividir o continente entre si, os colonizadores não respeitaram tal história. Assim, grupos diferentes passaram a ocupar o mesmo território colonial, depois transformado em nação. Por outro lado, era comum que os colonizadores promovessem tais divisões, favorecendo ora algumas etnias, ora outras, para manter a sua dominação. Era a famosa tática do "dividir para dominar". Em alguns casos, os efeitos desta política foram trágicos, pois criaram populações inimigas como os tutsis e hutus, em Ruanda. 1. Com base em seus conhecimentos, identifique e justifique a principal temática abordada no texto.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
5

A principal temática abordada no texto é a relação entre o passado colonial da África e os consequentes problemas econômicos e sociais do continente, tal como os diversos conflitos entre etnias diferentes, cujo exemplo do genocídio de Ruanda é marcante.

O passado colonial da África no texto é apontado como uma das principais causas dos problemas atuais de todo o continente, de modo que eles se retroalimentam e impedem o avanço dos países africanos.

Abraços!

Perguntas interessantes