- Leia o texto a seguir e, logo depois, responda às questões propostas:
A Cobra Grande
Conta a lenda que em numa tribo indígena da Amazônia, uma índia, grávida da Boiúna (Cobra-grande, Sucuri), deu à luz a duas crianças gêmeas que na verdade eram cobras. Um menino, que recebeu o nome de Honorato ou Nonato, e uma menina, chamada de Maria. Para ficar livre dos filhos, a mãe jogou as duas crianças no rio. Lá no rio, eles como cobras se criaram. Honorato era muito bondoso, mas sua irmã era muito perversa, prejudicava os outros animais e também as pessoas. Eram tantas as maldades praticadas por ela que Honorato acabou por matá-la para por fim às suas crueldades. Honorato, em algumas noites de luar, perdia o seu encanto e adquiria a forma humana, transfor-mando-se em um belo rapaz, deixando as águas para levar uma vida normal na terra.
Para que se quebrasse o encanto de Honorato, era preciso que alguém tivesse muita coragem para der-ramar leite na boca da enorme cobra, e fazer um ferimento na cabeça até sair sangue, porém, ninguém tinha coragem de enfrentar o enorme monstro. Até que um dia um soldado muito corajoso, oriundo da cidade de Cametá, conseguiu libertar Honorato da maldição. E este deixou de ser cobra d’água para viver na terra com sua família.
1) Sabendo que as lendas são narrativas de caráter imaginário, identifique, nessa lenda, um fato que só pode “acontecer” no plano da imaginação.
2) Apesar do abandono da mãe e da triste história do assassinato da irmã, Honorato tem um final feliz. Segundo a própria narrativa, o que faz dele merecedor desta felicidade?
URGENTE
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
1 - o fato da mãe ter dado a luz a duas crianças que eram cobras o que é biologicamente impossível
2 - que ele sempre foi muito bondoso
piresvalentinojunior:
olá
Perguntas interessantes
Biologia,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás