o que foi o pax romano?
só um pouco urgente!!
Soluções para a tarefa
A Pax Romana foi uma época da história romana marcada por uma aparente paz e prosperidade, durante a transição do período republicano para o período imperial, que trouxe a estabilidade ao Império Romano e garantiu a autoridade de Roma sobre suas províncias. A expressão pax romana é originária do idioma oficial do Império Romano – o latim – e significa “paz romana”. A política da Pax Romana foi aplicada em todo o império.
Essa política foi iniciada com a coroação de Augusto César, em 27 a.C., evento que encerrou o período da república romana. Os últimos anos dessa república foram marcados por grande instabilidade, com guerras civis dividindo o império, conspirações políticas que resultaram em inúmeros assassinatos de senadores, rebeliões provinciais e de escravos a abalar a ordem etc.
Assim, era necessário reaver a estabilidade do império e garantir sua integridade territorial. Para isso, foi tomada uma série de medidas político-administrativas que garantiram o controle de Roma sobre esses locais, possibilitando um período de prosperidade. O conjunto dessas medidas ficou conhecido como Pax Romana.
Foi uma expressão já usada na época, possuindo um sentido de segurança, ordem e progresso para todos os povos dominados por Roma. Era uma paz armada e atingível apenas pela presença dos legionários. Essa era a única forma de assegurar uma harmonia mínima e a articulação entre o poder imperial e as vastas regiões a governar, servindo de instrumento de apoio à execução de medidas de caráter administrativo, fiscal e judicial.
Um bom exemplo de manutenção da pax romana é a prisão e condenação à morte da figura histórica de Jesus Cristo, que, arrastando consigo multidões e auto-intitulando-se Rei dos Judeus, punha em perigo a paz e a estabilidade pretendidas por Roma na região, constituindo uma ameaça pública..