Leia o texto a seguir:
[...] durante a primeira metade do século XX, quando o mundo passava por períodos de guerra, os governos disponibilizavam financiamento para que os cientistas fizessem investigações voltadas a aplicações militares — assim, a ciência progrediu nessa direção, desvendando os mistérios da energia nuclear. Em outros tempos, forças de mercado têm impulsionado o progresso científico. Por exemplo, empresas modernas que procuram gerar lucros através do tratamento médico, da produção de medicamentos, e da agricultura, têm dedicado cada vez mais recursos para investigação em biotecnologia, resultando em avanços significativos na sequenciação do genoma e em engenharia genética. Em contrapartida, as fundações modernas, financiadas por particulares, podem investir o seu dinheiro em projetos que considerem ser socialmente responsáveis, encorajando a investigação em tópicos como as tecnologias de energias renováveis. A ciência não é estática; muda ao longo do tempo, refletindo as alterações que ocorrem na sociedade em que está inserida.
BARRADAS, Nuno P.; LEAL, Luís; et al. A Ciência e a Sociedade. Saber Ciência - como a ciência realmente funciona, Lisboa (Portugal). Disponível em: https://saberciencia.tecnico.ulisboa.pt/artigos/ciencia-e-sociedade-01.php. Acesso em: 8 nov. 2021 (adaptado).
Diante do exposto no texto, analise as afirmações a seguir.
I. A agressividade da guerra foi um fator determinante para marcar cientistas e pesquisadores de forma negativa na primeira metade do século XX, com isso, a ciência involuiu.
II. A ciência progrediu investigando a energia nuclear devido à guerra, que causou grande destruição e efeito colateral, todavia, o mundo percebeu o poderio bélico e intelectual da ciência.
III. Há empresas modernas que impulsionam o progresso científico e abrem portas para projetos lucrativos que contemplam a biotecnologia, engenharia genética e sequenciação do genoma.
IV. Ao se criar um mapa mental, o pensamento que se tem é que o engajamento da ciência com forças de mercado, serviu unicamente para culminar com a guerra e não há benefícios, apenas destruição.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 2: II e III, apenas.
Explicação:
I. A agressividade da guerra foi um fator determinante para marcar cientistas e pesquisadores de forma negativa na primeira metade do século XX, com isso, a ciência involuiu. FALSA
II. A ciência progrediu investigando a energia nuclear devido à guerra, que causou grande destruição e efeito colateral, todavia, o mundo percebeu o poderio bélico e intelectual da ciência. VERDADEIRA
III. Há empresas modernas que impulsionam o progresso científico e abrem portas para projetos lucrativos que contemplam a biotecnologia, engenharia genética e sequenciação do genoma. VERDADEIRA
IV. Ao se criar um mapa mental, o pensamento que se tem é que o engajamento da ciência com forças de mercado, serviu unicamente para culminar com a guerra e não há benefícios, apenas destruição. FALSA