Leia o texto a seguir: Depois de um bom jantar: feijão com carne-seca, orelha de porco e couve com angu, arroz-mole engordurado, carne de vento assada no espeto, torresmo enxuto de toicinho da barriga, viradinho de milho verde e um prato de caldo de couve, jantar encerrado por um prato fundo de canjica com torrões de açúcar, Nhô Tomé saboreou o café forte e se estendeu na rede. A mão direita sob a cabeça, à guisa de travesseiro, o indefectível cigarro de palha entre as pontas do indicador e do polegar, envernizados pela fumaça, de unhas encanoadas e longas, ficou-se de pança para o ar, modorrento, a olhar para as ripas do telhado. Quem come e não deita, a comida não aproveita, pensava Nhô Tomé. E pôs-se a cochilar. A sua modorra durou pouco; Tia Policena, ao passar pela sala, bradou assombrada: — Êêh! Sinhô! Vai drumi agora? Não! Num presta. Dá pisadêra e pode morrê de ataque de cabeça! Despois do armoço num far-má. Mais despois da janta?! Cornélio Pires. Conversas ao pé do fogo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1987. Assinale a alternativa que cita o gênero literário do texto:
Soluções para a tarefa
Com base nos exemplos de casos apresentados na questão, as alternativas corretas são: A. Apresenta, sem fazer juízo de valor explícito, os costumes da época, descrevendo os pratos servidos no jantar e as atitudes de Nhô Tomé e Tia Policena .
Trabalho de Literatura
As obras literárias são expressões de sentimentos humanos pessoais na forma de experiências, pensamentos, sentimentos, ideias, paixões, crenças na forma de uma imagem da vida que pode despertar encanto com ferramentas de linguagem e são descritas na forma escrita. Ao ler o texto, percebe-se que o narrador traça uma linha entre os costumes da época e a linguagem usada quando aparece a linguagem de Tia Policiena, e traça uma linha entre a linha e a descrição da cena, e a descreve como é .
Complete as questões nas questões acima, da seguinte forma:
Confira as alternativas abaixo:
A. Servir, sem fazer juízos de valor explícitos, era costume na época, descrevendo os pratos servidos no jantar e a atitude de Nhô em relação a Tomé e Tia Policena.
B. desvalorizar as normas culturais da língua porque inclui o uso da própria língua local do personagem na narrativa.
C. condenou o hábito descrito, expressou Tia Policena, que tentou evitar que Nhô Tomé se deitasse depois de comer.
D. utilizou a diversidade sociocultural e linguística para desrespeitar a população rural no início do século XX. San ela manifesta preconceito em relação a Tia Policena transcrevendo sua fala com erros regionais.
Saiba mais sobre literatura: https://brainly.com.br/tarefa/4213586
#SPJ4