Leia o texto a seguir:
Dado que dos hábitos racionais com os quais captamos a verdade, alguns são sempre verdadeiros, enquanto outros admitem o falso, como a opinião e o cálculo, enquanto o conhecimento científico e a intuição são sempre verdadeiros, e dado que nenhum outro gênero de conhecimento é mais exato que o conhecimento científico, exceto a intuição, e, por outro lado, os princípios são mais conhecidos que as demonstrações, e dado que todo conhecimento científico constitui-se de maneira argumentativa, não pode haver conhecimento científico dos princípios, e dado que não pode haver nada mais verdadeiro que o conhecimento científico, exceto a intuição, a intuição deve ter por objeto os princípios.
ARISTÓTELES. Segundos analíticos, B 19, 100 b 5-17. In: REALE, G. História da filosofia antiga. São Paulo: Loyola, 1994.
Considere as afirmativas a seguir a partir do conteúdo do texto acima.
1.Todo conhecimento discursivo depende de um conhecimento imediato.
2.A intuição é um hábito racional que é sempre verdadeiro.
3.Os princípios da ciência devem ser demonstrados cientificamente.
4.O conhecimento científico e a opinião não admitem o falso.
quais estao corretas?
Soluções para a tarefa
Sobre o conhecimento científico em Aristóteles:
Estão corretas: 1 e 2.
Aristóteles distingue sete formas ou graus de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição. Nosso conhecimento vai sendo formado e enriquecido por acumulação das informações trazidas por todos os graus, de modo que, entre o conhecimento sensível e o intelectual há uma continuidade discursiva.
A intuição é puramente intelectual ou um ato do pensamento puro e possui o conhecimento pleno e total da realidade ou dos princípios da realidade plena e total, é o que Aristóteles chamava de “o Ser enquanto Ser”.
A diferença entre sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição, decorre da diferença do objeto do conhecimento, isto é, os seis primeiros graus, conhecem objetos que se oferecem a nós na sensação, na imaginação, no raciocínio, enquanto a intuição lida com um objeto que só pode ser alcançado pelo pensamento puro.
Bons estudos!
Resposta:1 e 2
Explicação:
Confia