Leia o texto a seguir, com bastante atenção, e retome o que foi apresentado em aula, em seguida responda à questão que segue.
“O processo de gentrificação aparece como um dos elementos de uma permanente de (re)estruturação urbana. Processo esse que é parte da organização do espaço urbano, de acordo com as necessidades do modo de produção dominante na economia e que está em sintonia com os propósitos da estrutura dominante da sociedade em um período histórico determinado”.
FURTADO, Carlos Ribeiro. Intervenção do Estado e (re)estruturação urbana.Um estudo sobre gentrificação. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 16, n. 32, nov 2014. p.342 (Com adaptações).
O conceito tratado no trecho acima vem se apresentando como um aspecto recorrente nas metrópoles brasileiras atuais e instrumentaliza-se:
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
A partir do desenvolvimento do espaço urbano, nosso país passou a possuir condições de aumentar o número da oferta de emprego e consequentemente desenvolver um crescimento forte nos grandes centros.
Porém, é importante destacar que as transformações geográficas também se deram nas regiões periféricas, com o crescimento dos morros e favelas devido a desigualdade.
Os novos papéis sociais, (como a ascensão do serviço social), se deram justamente pela necessidade de intervir nessa desigualdade, fornecendo proteção e respaldo as camadas menos favorecidas.
Perguntas interessantes
Artes,
8 meses atrás
Filosofia,
8 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás