Leia o texto a seguir: "Com a crescente expansão da industrialização do continente europeu, a partir de 1830, os pequenos Estados italianos e alemães sentiram a necessidade de promover uma centralização, com o objetivo de conseguir equiparar-se às grandes potências, principalmente França e Inglaterra. Ainda politicamente fracas, nem a burguesia italiana nem a alemã tinham condições de assumir a direção do governo. Por isso, aceitavam a monarquia constitucional, desde que o Estado incentivasse o progresso econômico. Acreditavam que só assim poderiam chegar à centralização política, sem passar necessariamente por mudanças estruturais que colocassem em perigo sua posição de classe proprietária." (PAZZINATO, Alceu Luiz; et alii. "História Moderna e Contemporânea". São Paulo: Ática, 1993, p. 186.) O texto está relacionado com:
A- o nacionalismo, na prática representado pela unificação da Itália e da Alemanha, o qual defendia a luta dos povos ligados por laços étnicos, linguísticos e culturais, pela sua independência como nação.
B- o movimento cartista, em que os trabalhadores ingleses promoveram agitações de rua e apresentaram ao Parlamento reivindicações como: representação igual para todas as classes, sufrágio universal restrito para os homens aos vinte e um anos, etc.
C- o socialismo científico, que criticava o capitalismo dominante, propondo a organização de uma sociedade comunista, necessariamente pela luta de classes.
D- as "trade-unions", ou uniões operárias, que inicialmente eram entidades de auxílio mútuo, fortemente assistencialistas, preocupadas em ajudar trabalhadores com dificuldades econômicas e reivindicar melhores condições de trabalho.
E- o socialismo utópico, assim chamado por acreditar na organização comunista das sociedades, sem lutas de classe, através de reformas pacíficas e graduais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
o nacionalismo, na prática representado pela unificação da Itália e da Alemanha, o qual defendia a luta dos povos ligados por laços étnicos, linguísticos e culturais, pela sua independência como nação .
Letra: A
Explicação:
O texto se relaciona com o nacionalismo, e por isso a alternativa correta é a letra A) o nacionalismo, na prática representado pela unificação da Itália e da Alemanha, o qual defendia a luta dos povos ligados por laços étnicos, linguísticos e culturais, pela sua independência como nação.
O nacionalismo é uma ideologia política onde há um forte sentimento de pertencimento, em que o indivíduo valoriza os aspectos de seu país, demonstrando uma forte identificação com o mesmo.
Os movimentos nacionalistas do passado eram bastante caracterizados pelo ódio e temor ao comunismo, e isso é fácil de perceber em cima de uma análise sobre o fascismo e o nazismo, dois dos regimes totalitários nacionalistas mais famosos da história, e que foram causadores de milhões de mortes. Eles ocorreram em países como a Itália e a Alemanha.
Hoje em dia, o nacionalismo é diferente, já que acontece em meio à democracias consolidadas. Não há tantas guerras e conflitos, mas uma busca pela preservação de cultura.
Veja questão relacionada em:
brainly.com.br/tarefa/24449294