Leia o texto a seguir:
“Ainda que o fim da Guerra Fria tenha diminuído o interesse estratégico das grandes potências pela África e que o crescente endividamento, a redução da ajuda pública para o desenvolvimento e os programas de ajuste estrutural impostos pelas instituições financeiras internacionais tenham fragilizado intensamente inúmeros Estados africanos, o desenvolvimento das relações econômicas e comerciais com países emergentes contribuiu, há cerca de 10 anos, para a remodelagem das dinâmicas regionais em curso no continente.” (DURAND, Marie Françoise et al. Atlas da Mundialização. São Paulo: Editora Saraiva, 2009. p. 55.)
Com base no texto e nas perspectivas de desenvolvimento econômico do continente africano, assinale a afirmação incorreta:
As relações contemporâneas da África com o sistema financeiro internacional fragilizam as economias africanas.
O Brasil afastou a possibilidade de estabelecer acordos de cooperação técnica e ampliar a exportação de serviços para os países africanos, dado o baixo grau de qualificação da mão de obra local.
Os países emergentes, tais como os que compõem os BRICs, figuram entre os principais responsáveis parceiros comerciais de diversos países africanos.
O petróleo se destaca entre os itens de exportação dos países africanos para a Índia.
A China vem aumentando o fluxo comercial e os investimentos na África devido ao interesse que tem nas reservas minerais e energéticas do continente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
O
Brasil afastou a possibilidade de estabelecer acordos de cooperação técnica e
ampliar a exportação de serviços para os países africanos, dado o baixo grau de
qualificação da mão de obra local.
Respondido por
0
Resposta:
Creio que o Brasil tenha afastado a possibilidade de estabelecer acordos de cooperação técnica e ampliar a exportação de serviços para os países africanos, dado o baixo grau de qualificação da mão de obra local.
Explicação:
Perguntas interessantes