Leia o texto a seguir.
A presença de uma corrente migratória por si só não explica a condição de vida dos imigrantes. Esta será somente a aparência de um fenômeno mais profundo, estruturado em relações socioeconômicas muitas vezes perversas. É o que podemos dizer dos indivíduos que são deslocados do campo para as cidades e obrigados a viver em condições de vida culturalmente diferentes das que vivenciaram em seu lugar de origem.
SCARLATO, Francisco. População e urbanização brasileira. In: ROSS, Jurandyr (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009. p. 406.
No que diz respeito aos fluxos migratórios do campo à cidade no Brasil, assinale o que for correto.
A
A principal razão do êxodo rural no país é a busca por mais possibilidades de entretenimento que as cidades oferecem.
B
A urbanização do Brasil tornou-se expressiva principalmente quando a economia nacional ganhou envergadura industrial.
C
O uso de máquinas na agropecuária, que diminui a demanda por mão de obra no campo, também determinou o aumento da população urbana.
D
Nas cidades, os trabalhadores rurais encontraram plenas condições de emprego, uma vez que sua grande maioria tinha o ensino superior completo.
E
Engrossando a densidade habitacional em favelas e periferias, a precariedade caracterizou as condições do migrante rural no espaço urbano brasileiro.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Estão corretas as alternativas :
B - A urbanização do Brasil tornou-se expressiva principalmente quando a economia nacional ganhou envergadura industrial.
C - O uso de máquinas na agropecuária, que diminui a demanda por mão de obra no campo, também determinou o aumento da população urbana.
E - Engrossando a densidade habitacional em favelas e periferias, a precariedade caracterizou as condições do migrante rural no espaço urbano brasileiro.
Perguntas interessantes