)
Leia o texto a seguir:
A narração ou contação de histórias situa-se entre a paráfrase e a dramatização. O professor conta a história às crianças com suas palavras, mas sem se distanciar do texto original.
(ANDRADE, Gênese. Literatura infantil. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014, p. 93.)
Com base nas reflexões sobre a contação de histórias, avalie se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Para auxiliar na contação de histórias, o professor pode utilizar alguns recursos como entonação da voz, fazer pausas para aumentar o suspense, utilizar gestos e até mesmo fantoches.
( ) O trabalho com a contação de histórias deve despertar o interesse dos alunos por elas.
( ) A contação de histórias deve considerar a fidelidade total ao livro, de modo que pareça que o professor está lendo e não empregando a dinamicidade da dramatização.
( ) A contação de histórias envolve tanto os aspectos da leitura quanto da dramatização, para que o efeito do encantamento e da atenção por parte do interlocutor ocorra.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Selecione uma alternativa:
a)
V – V – F – V
b)
F – F – V – V
c)
V – F – V – F
d)
F – V – V – F
e)
V – F – V – V
essa é minha dúvida qual é a resposta?
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
a) V – V – F – V.
A contação de histórias é fundamental para o desenvolvimento da imaginação da criança. Ela permite ainda que seja criado o hábito da leitura, que o vocabulário aumente, além de conhecer mais sobre a sua cultura e a narrativa em si.
Somente ler a história para criança, além de não despertar a atenção, a criança não vai se interar sobre aquele universo, por isso a contação de histórias sempre vai ser melhor e primordial.
A contação de história cria um suspense e uma emoção, e faz com que os personagens ganhem vida, fazendo com que o narrador e os ouvintes interajam.
Abraços!
Perguntas interessantes
Artes,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás