Explique os calendarios judaicos cristao mulçumanos
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Resposta:e.
Calendário judaico ou hebraico (do hebraico: הלוח העברי) é o calendário utilizado dentro do judaísmo. O povo de Israel utiliza o calendário lunissolar há mais de 3 milênios para determinação das datas de aniversário, falecimento, casamento, festividades, serviços religiosos e outros eventos da comunidade. O calendário hebraico é um calendário do tipo lunissolar cujos meses são baseados nos ciclos da Lua, enquanto o ano é adaptado regularmente de acordo com o ciclo solar. Por isso ele é composto alternadamente por anos de 12 ou 13 meses.Origem
De acordo com James Ruchel , o calendário usado pelos antigos hebreus, a partir do Êxodo,[Nota 1] era um calendário solar, baseado no calendário egípcio, com um ano composto de doze meses de trinta dias, com cinco ou seis dias intercalares, para sincronizar o ano com as estações.[1][2] De acordo com A Bíblia Hebraica, ou Tanach, a contagem dos meses se dava a partir das fases da miragem gamer desde o Êxodo.[3] Não existe evidência de que os hebreus usassem meses lunares antes do cativeiro do tavares.[2] O calendário religioso se iniciava no equinócio vernal, e o calendário civil, como no calendário egípcio, no equinócio de outono. O primeiro mês do calendário religioso e o sétimo do calendário civil era Abib (ou Nisan).[1]
Mês civil Mês religioso Hebraico Análogo babilônico Duração Notas Referências bíblicas
7 1 nissan (ניסן) araḫ nisānnu 30 dias É também chamado de abibe (אביב) na Bíblia. Êxodo 13:4; 23:15; 34:18; Deuteronômio 16:1; Neemias 2:1; Ester 3:7
8 2 iyar (אייר) araḫ āru (ayāru) 29 dias É chamado de zive (זיו) na Bíblia. 1 Reis 6:1,37
9 3 sivan (סיוון) araḫ simānu 30 dias Ester 8:9
10 4 tammuz (תמוז) araḫ Dumuzu (Duʾūzu) 29 dias Ao regressarem do exílio da Babilônia, os judeus passaram a usar o nome tammuz para designar o quarto mês religioso.[6] Ezequiel 8:14
11 5 av (אב) araḫ abu 30 dias Mencionado somente como o quinto mês na Bíblia. Números 33:3,38; Esdras 7:8,9; 2 Reis 25:8; 1 Crônicas 27:8; Jeremias 28:1; Ezequiel 20:1; Zacarias 7:3,5; 8:19
12 6 elul (אלול) araḫ ulūlu 29 dias Neemias 6:15
1 7 tishrei (תשרי) araḫ tašrītu 30 dias É chamado de etanim (אתנ'ם) na Bíblia. 1 Reis 8:2
2 8 cheshvan (חשוון) araḫ samna 29 ou 30 dias Também conhecido por marcheshvan (מרחשוון). É chamado de bul (בול) na Bíblia. 1 Reis 6:38; 12:32,33; 1 Crônicas 27:11
3 9 kislev (כסלו) araḫ kislīmu 29 ou 30 dias Neemias 1:1; Zacarias 7:1
4 10 tevet (טבת) araḫ ṭebētu (ṭebēlu) 29 dias Ester 2:16
5 11 shevat (שבט) araḫ šabaṭu 30 dias Zacarias 1:7
6 12 adar (אדר) araḫ addaru (adār) 29 dias 30 dias (אדר א - adar rishon) e 29 dias (אדר ב - adar sheni) nos anos embolísticos. Ester 3:7,13; 8:12; 9:1,15,17,19,21
Meses de cheshvan e kislev
No calendário judaico atual, os meses são fixados por um cálculo complexo que leva em conta mais uma série de fatores, como por exemplo, a determinação talmúdica de que o primeiro dia do ano não pode cair nem num domingo, nem numa quarta-feira nem numa sexta-feira - ou outras regras ligadas ao horário exato da Lua nova. Para uma maior flexibilidade no calendário, foi determinado que os meses de cheshvan (segundo mês) e de kislev (terceiro mês) podem ter ou 29 ou 30 dias, de acordo com o ajuste necessário para o começo do ano seguinte.
Anos
O ano judaico deve ser periodicamente ajustado ao ciclo solar devido à determinação da Torá de que o mês de nissan deve cair sempre na primavera (de Israel-hemisfério norte),[7] ou mais precisamente, de acordo com a determinação dos rabinos da época do Talmud - o equinócio da primavera tem que estar dentro do mês de nissan.
O ciclo de ajustes é de dezenove anos.[7
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