ENEM, perguntado por ArnaldoNeto6854, 1 ano atrás

Leia o texto a seguir. A história da construção do Estado brasileiro na pri- meira metade do século XIX foi a história da tensão en- tre unidade e autonomia. Por outro lado, no interior do Estado, de elites com fortes vínculos com os interesses de sua região de origem e ao mesmo tempo compro- metidas com determinada política nacional, pautada pela negociação destes interesses e pela manutenção da exclusão social, marcou não apenas o século XIX, como também o século XX. [...] Miriam Dolhnikoff. O pacto imperial: as origens do federalismo no Brasil. Editora Globo, 2005. Considerando as ideias contidas no texto e analisando o processo da independência e a montagem do Estado brasileiro, pode-se afirmar corretamente que: a a manutenção da unidade política no Brasil partiu sempre de reações das elites locais, que tinham sua atenção voltada mais para seus interesses es- pecíficos do que para uma política nacional. B o fato de as elites locais aliarem-se a setores popu- lares em suas lutas contra o poder central foi algo comum na história brasileira. c a criação do Estado brasileiro esmagou os inte- resses locais, impondo uma política centralizada e oriunda do Rio de Janeiro, que priorizava os inte- resses da Monarquia. D o pacto entre as várias elites locais assegurou a estabilidade política à Monarquia, que agiu como árbitra entre os diferentes interesses de setores da aristocracia. e os vários setores da aristocracia brasileira procura- ram conciliar seus interesses com a necessidade de assegurar um Estado forte, capaz de garantir sua hegemonia social.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
0

D o pacto entre as várias elites locais assegurou a estabilidade política à Monarquia, que agiu como árbitra entre os diferentes interesses de setores da aristocracia.

A montagem do Estado Brasileiro se deu diretamente por conta do poder e influência que as diversas elites locais garantiam em seus territórios,

permitindo a unificação política.

Por conta disso, mantinha-se a desigualdade social, que era positiva somente para as camadas mais ricas.

Perguntas interessantes