Leia o texto a seguir: A habilidade de fazer modificações pontuais no genoma humano tem sido o objetivo da medicina desde o conhecimento do DNA como unidade básica da hereditariedade. Entende-se terapia gênica como a capacidade do melhoramento genético por meio da correção de genes alterados (mutados) ou modificações sítio-específicas, que tenham como alvo o tratamento terapêutico. Este tipo de procedimento tornou-se possível por conta dos avanços da genética e da bioengenharia, que permitiram a manipulação de vetores para a entrega do material extracromossomal em células-alvo. Um dos principais focos desta técnica é a otimização dos veículos de entrega (vetores) que, em sua maioria, são plasmídeos, nanoestruturados ou vírus − sendo estes últimos os mais estudados, devido à sua excelência em invadir as células e inserir seu material genético. No entanto, existe grande preocupação referente às respostas imunes exacerbadas e à manipulação do genoma, principalmente em linhagens germinativas. Estudos em células somáticas in vivo apresentaram resultados satisfatórios, e já existem protocolos aprovados para uso clínico. Os principais trials têm sido conduzidos nos Estados Unidos, Europa, Austrália e China. Recentes avanços biotecnológicos empregados para o aprimoramento da terapia gênica, como células-tronco pluripotentes induzidas em pacientes portadores de doenças hepáticas, imunoterapia com células T do receptor do antígeno quimera e edição genômica pelos sistema CRISPR/Cas9, são abordados nesta revisão. Gonçalves, Giulliana Augusta Rangel e Paiva, Raquel de Melo Alves. (2017). Terapia gênica: avanços, desafios e perspectivas. Einstein (São Paulo) , 15 (3), 369-375. Escolha a alternativa que representa um exemplo de terapia gênica.
Alternativas
A-Uso de técnicas para unir artificialmente os gametas femininos e masculinos para que possam dar origem a um indivíduo.
B-Desenvolvimento de uma réplica geneticamente exata de uma célula, tecido ou organismo a partir de uma célula somática.
C-Identificação de indivíduos a partir de marcadores genéticos.
D-Desenvolvimento de vacinas gênicas, que serão produzidas a partir de genes ou fragmentos de gentes que codificam antígenos potencialmente capazes de estimular a produção de anticorpos.
Soluções para a tarefa
Alternativa Correta: D) Desenvolvimento de vacinas gênicas, que serão produzidas a partir de genes ou fragmentos de gentes que codificam antígenos potencialmente capazes de estimular a produção de anticorpos.
Usando a terapia genética, os cientistas podem fazer uma de várias coisas, como: substituir um gene que está causando um distúrbio de saúde por um gene saudável, adicionar genes que ajudem o corpo a combater ou tratar doenças ou desativar os genes que estão causando problemas.
A idéia é modificar as informações genéticas da célula do paciente com a doença, para que essa célula recupere sua normalidade. A transferência de material genético geralmente é feita através do uso de vetores virais que usam suas próprias capacidades biológicas para entrar na célula e depositar o material genético.
- Alternativa A é incorreta porque fala da Resultados da Reprodução Humana Assistida.
- Alternativa B é incorreta porque fala da clonagem.
- Alternativa C é incorreta porque fala dos marcadores moleculares.