Biologia, perguntado por juligames132, 8 meses atrás

Leia o texto a seguir:A família de Zeca“Em uma capital brasileira, vive uma família que atende pelo sobrenome Cardoso. Um dos membros desta família é o Zeca. Zeca possui quatro irmãos (João, Rita, Fábio e Sara), três tios maternos (Carlos, Rute e Luzia) e duas tias paternas (Mônica e Márcia), além de alguns primos e sobrinhos. Vários membros da família possuem intolerância à lactose congênita. A intolerância à lactose congênita é uma doença relativamente incomum, na qual o indivíduo não é capaz de produzir a lactase, uma enzima que auxilia na digestão da lactose, um tipo de açúcar presente no leite animal e seus de-rivados, como os queijos e os iogurtes.Esta condição é causada por uma herança autossômica. Lembrando que os alelos são variações de um mesmo gene que definem a mesma característica de modos di-ferentes. Zeca e seus irmãos, João e Rita, possuem a característica da intolerância. Os sobrinhos Caio e Artur também são intolerantes, ainda que a sua irmã Sara não tenha a intolerância nem o cunhado, Antônio. Todos as tias paternas também são intolerantes. Zeca nunca entendeu como ele e os irmãos podiam ser intolerantes, já que seus pais, Cláudio e Inês, não possuem a doença. Que maluquice é a herança genética, não?!”
a) A probabilidade de Sara e Antônio terem uma menina normal, porém heterozigota, para a intolerância à lactose congênita (apresente o quadro de Punnett e os cálculos realizados).

b) A probabilidade de Mônica e Carlos terem um menino com intolerância à lactose con-gênita ou uma criança normal, considerando que Carlos seja heterozigoto (apresente o quadro de Punnett e os cálculos realizados).


azeredoalice: a) a probabilidade é alta.

b) a probabilidade é menor, pois os homens não têm tanta intolerância a lactose.

Soluções para a tarefa

Respondido por uguzinho
3

a) a probabilidade é alta

b) a probabilidade é menor pois os homens não tem tanta intolerância a lactose

Perguntas interessantes