Português, perguntado por loremsantos13, 9 meses atrás

leia o texto:''A incapacidade de ser verdadeiro'' de Carlos Drummond de Andrade(In:Contos Plausíveis) e responda:
Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu leva-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
- Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia.
03- A posição apresentada na primeira frase do texto e:
A-Do narrador
B-De outras pessoas
Justifique sua resposta;

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
182

A frase apresentada inicialmente no texto "A incapacidade de ser verdadeiro" de Carlos Drummond de Andrade, é do NARRADOR (LETRA A)

   

Conseguimos identificar da frase ser do narrador, pois o poema se estabelece em forma contata. Além disso, o primeiro fato, narra o dia em que o personagem chegou em casa contanto uma mega mentira, que era a falsa informação de que havia visto dragões da independência.

 

Vemos que a primeira fase é narrada também, pois o narrador estabelece o julgamento sobre a informação que o personagem levou. Todo o texto, é marcado pelo narrador contando as mentiras de Paulo e suas consequências.

Respondido por LucasFernandesb1
139

Olá, tudo bem?

A posição é B- De outras pessoas.

Perceba que o Narrador não chega a dar sua opinião sobre o menino, apenas narra o fato apresentado. Perceba que podemos comprovar tal pensamento mais adiante no texto, através das ações dos outros personagens diante das diferentes situações onde o menino afirma algo:

  • Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
  • A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.

Note que tais ações são formas de castigar o menino pelas aparentes mentiras.

Espero ter ajudado :-) Bons estudos.

Perguntas interessantes