Leia o seguinte trecho e depois responda:
“A queda da burguesia e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis... Os proletários nada têm a perder com ela, a não ser as próprias correntes que os aprisionam e têm um mundo a ganhar. Proletários de todo o mundo, uni-vos!”
O pensador que escreveu essa frase é Karl Marx, o mesmo em quem o Partido Bolchevique (maioria comandada por Lênin) se baseava para derrubar o Czar Nicolau Romanov do poder na Rússia.
Partindo dessa informação e de seus consequêncimentos sobre a Revolução Russa de 1917, reponda:
a) Quem são os burgueses e os proletários? Os proletários conseguiram chegar a poder na Rússia? Explique sua resposta.
b) Quais são as relações entre: os Sovietes, o Bolcheviques, o símbolo da foice e o martelo, e os proletários e camponeses russos do início do século XX?
Soluções para a tarefa
Explicação:
a) Os Burgueses no então Império Russo eram a família do czar, os duques, os barões, as pessoas ricas entre outras, já os proletariados eram simplesmente todo o resto da população, porém os mais lembrados são os camponeses e os trabalhadores de fábricas. Os Proletariados conseguiram chegar no poder logo após os bolcheviques terem derrubado os mencheviques do poder.
b) Bom, os Sovietes naquela época corresponde aos sindicatos da atualidade, eram lá que os bolcheviques faziam suas reuniões, debatiam ideias e pensamentos a serem analizados, bom a foice e o martelo se caracterizam com os bolcheviques porque esse partido era considerado partido do povo, e a foice e o martelo eram como se fossem o símbolo respectivamente dos camponeses e dos trabalhadores de fábricas.