Leia o seguinte trecho de reportagem: As agressões e os assassinatos por motivos raciais são cada vez mais frequentes na Rússia. Segundo organizações de direitos humanos, existem cerca de 50 mil neonazistas na Rússia, além de outros milhares de ativistas de agrupamentos nacionalistas que compartilham a ideologia xenófoba. Além dos estrangeiros, os racistas atacam cidadãos russos de outras etnias, em particular os oriundos das repúblicas do norte do Cáucaso. Adaptado de O Estado de S. Paulo. Estudante indiano é assassinado a punhaladas na Rússia, 25 de setembro de 2006. A respeito do assunto, é possível afirmar que: a) esses grupos neonazistas parecem ignorar o passado recente de seu país, pois durante a Segunda Guerra milhões de russos morreram combatendo os nazistas. b) esses grupos neonazistas têm relação com a antiga política de apartheid imposta pela União Soviética (1922-1991) às repúblicas vizinhas. c) o conceito de “raça ariana” inventado por Hitler incluía os russos, pois eles também possuem pele e olhos claros. d) a existência de neonazistas na Rússia está relacionada ao Pacto Ribbentrop-Molotov (1939), que uniu russos e alemães na Primeira Guerra. e) os neonazistas comparam os muçulmanos do Cáucaso aos judeus alemães, já que os islâmicos também têm imensa força política e econômica dentro da Rússia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa "A" é a correta
Explicação:
A rússia lutou contra os nazistas na segunda guerra mundial porque os nazistas violaram o pacto de não agressão entre União Soviética e Alemanha Nazista, com a operação Barbarrossa, atacando a União Soviética. Além disso, o discurso Nazista (do partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, abreviado para partido nazista), era de um socialismo nacional (socialismo alemão), e portanto esse nacional-socialismo se tratava de um tipo de socialismo que excluía os russos e se opunha à ideologia do socialismo mundial (inspirada no comunismo marxista).
A existência de neonazistas na Rússia revela que esses indivíduos acreditam que seria melhor se a invasão nazista da União Soviética tivesse tido sucesso, o que também revela uma oposição desses indivíduos ao governo de sua pátria russa atual.