Leia o seguinte trecho de O Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha: Com base não apenas no trecho citado, mas na totalidade do romance, considere as seguintes afirmativas: 1. Percebe-se que as sensações são descritas de forma envergonhada, mal disfarçando a consequente condenação moral impressa no discurso do narrador. 2. O desejo de unir-se a Aleixo fez Amaro levá-lo para a pensão de Dona Carolina, onde compartilharam um quarto na maior felicidade. 3. É com Dona Carolina que Amaro acaba se envolvendo, provocando uma fatal cisão no seu relacionamento com Aleixo. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra B: Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
O romance Bom Crioulo é de autoria de Adolfo Caminha, publicado em 1895, que conta a história de amor entre dois homens, algo considerado um marco para a literatura daquela época.
Amaro e Aleixo são apaixonados um pelo outro, o autor aborda o desejo dos dois de forma envergonhada e como um "castigo" da natureza. Naquela época a questão da homossexualidade era ainda mais tabu.
Fica evidente no trecho:
"E o mais interessante é que "aquilo" ameaçava ir longe, para mal de seus pecados... Não havia jeito, senão ter paciência, uma vez que a "natureza" impunha-lhe esse castigo".
Pessoas do mesmo sexo não podiam se relacionar por conta da sociedade. Por isso a obra de Adolfo Caminha é um marco.
Abraços!