Inglês, perguntado por leicalviouhu8g, 10 meses atrás

Leia o seguinte trecho de “Death of a Son” de Njabulo Ndebele:

“[...] durante duas semanas inteiras, todos os esforços de Buntu, junto com seus amigos, parentes, advogados e os jornais, foram no sentido de garantir a liberação do corpo de meu filho sem a humilhação de te que pagar por ele [...] Por fim conseguimos o corpo. Quarta-feira. Tempo justo para um enterro no sábado. Estávamos exaustos. Vazios. Com o enterro ainda pela frente. Tínhamos que encontrar a força de sofrer. Não tinha havido tempo para sofrer, realmente. Só muita perplexidade e confusão. Agora sofrer. Pois sofrer não é a consciência da perda? [...] Naquele momento, dois rapazes brancos que vinham em nossa direção contrária correram para cima das meninas e sem aviso um deles chutou o pacote de peixe e fritas da mão da menina que o segurava. O segundo rapaz chutou o que restava do pacote. A menina se levantou, sacudindo a mão como se quisesse se livrar da dor. Enquanto isso, os dois meninos seguiram seu caminho, rindo”.

PARADISO, S. R.; CHAIM, S. C. Death of a Son: Racismo e Apartheid, na literatura africana pós-colonial, de Njabulo Ndebele. Revista CESUMAR, v. 17, p. 459-476, 2012.

Após a leitura do texto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
O excerto "por fim conseguimos o corpo. Quarta-feira. Tempo justo para um enterro no sábado. Estávamos exaustos. Vazios. Com o enterro ainda pela frente. Tínhamos que encontrar a força de sofrer" demonstra que não havia dor a ser sentida pelos familiares, uma vez que estavam "vazios".

Alternativa 2:
A afirmação e questionamento presentes no excerto "não tinha havido tempo para sofrer, realmente. Só muita perplexidade e confusão. Agora sofrer. Pois sofrer não é a consciência da perda?" demonstram a dificuldade que as pessoas têm para expressar os seus sentimentos, uma vez que para sofrer precisamos de tempo.

Alternativa 3:
A questão racial não é um tema tratado nesta obra e, somente pelo fato de informar que há dois rapazes brancos neste excerto, não podemos afirmar que há alguma atitude racista por parte deles, visto que eles "correram para cima das meninas e sem aviso um deles chutou o pacote de peixe e fritas da mão da menina que o segurava".

Alternativa 4:
No seguinte excerto "durante duas semanas inteiras, todos os esforços de Buntu, junto com seus amigos, parentes, advogados e os jornais, foram no sentido de garantir a liberação do corpo de meu filho sem a humilhação de te que pagar por ele", podemos perceber a luta solitária do personagem para conseguir ter o corpo do seu filho, um dos temas da obra em questão.

Alternativa 5:
O excerto "por fim conseguimos o corpo. Quarta-feira. Tempo justo para um enterro no sábado. Estávamos exaustos. Vazios. Com o enterro ainda pela frente. Tínhamos que encontrar a força de sofrer. Não tinha havido tempo para sofrer, realmente. Só muita perplexidade e confusão. Agora sofrer. Pois sofrer não é a consciência da perda?" é um exemplo do tema da obra que foca no sofrimento, na resiliência e na continuidade da vida, mesmo em um momento difícil.

Soluções para a tarefa

Respondido por jherryett
3

Resposta:

Alternativa D: No seguinte excerto "durante duas semanas inteiras, todos os esforços de Buntu, junto com seus amigos, parentes, advogados e os jornais, foram no sentido de garantir a liberação do corpo de meu filho sem a humilhação de te que pagar por ele", podemos perceber a luta solitária do personagem para conseguir ter o corpo do seu filho, um dos temas da obra em questão.

Explicação:

Na minha opinião essa é a correta, mas se alguém quiser opinar, fique a vontade!


carlinhajule: A luta não é solitária, já que é narrada a luta de " Bunto, junto com seus amigos, parentes, advogados e os jornais"
leicalviouhu8g: Na minha opinião é a E, Ou 5
Respondido por carlinhajule
9

Resposta:

Alternativa 5

Explicação:

O tema da obra é a dor, a resiliência, perda, dúvida, aceitação, responsabilidade e renovação, sendo assim a resposta mais adequada é a alternativa 5 :

  "por fim conseguimos o corpo. Quarta-feira. Tempo justo para um enterro no sábado. Estávamos exaustos. Vazios. Com o enterro ainda pela frente. Tínhamos que encontrar a força de sofrer. Não tinha havido tempo para sofrer, realmente. Só muita perplexidade e confusão. Agora sofrer. Pois sofrer não é a consciência da perda?" é um exemplo do tema da obra que foca no sofrimento, na resiliência e na continuidade da vida, mesmo em um momento difícil.


leicalviouhu8g: Isso! concordo com vc!!
lianatobiasov42j7: Alternativa 5
Perguntas interessantes