Português, perguntado por felipepsmelo4718, 1 ano atrás

Leia o seguinte texto, para atender ao que se pede:
Conversa de abril
É abril, me perdoareis. Estou completamente cansado. Retorno à aldeia depois de três dias de galope de jipe pelas estradas confusas de caminhões e poeira e explosões. Tenho no bolso um caderno de notas. Quereis que vos descreva essas montanhas e vales, e o que fazem os seres humanos neste tempo de primavera? Deixai-me estirar o corpo na cama; depois tiro as botas. Ouvi-me.
As montanhas, já vos descreverei as mon tanhas. Rubem Braga*

*Rubem Braga foi correspondente de guerra junto à FEB, Força Expedicionária Brasileira, durante a Segunda Guerra Mundial. O fragmento acima pertence a uma de suas crônicas desse período.

a) Reescreva o seguinte trecho, dando-lhe características narrativas e empregando a terceira pessoa do plural, em lugar da segunda: “Tenho no bolso um caderno de notas. Quereis que vos descreva essas montanhas e vales, e o que fazem os seres humanos neste tempo de primavera?”

b) Tendo em vista as informações contidas no excerto, o início do texto – “É abril” – é coerente com o em prego do pronome este, em “neste tempo de primavera”? Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
16
a) Transformando o trecho em texto narrativo, passando da segunda pessoa do plural para a terceira pessoa do plural, temos:
"Tenho no bolso um caderno de notas. Por causa dele pergunto:
- Querem que lhes descreva essas montanhas e vales, e o que fazem os seres humanos neste tempo de primavera?"


b) Tendo em vista as informações contidas, o leitor precisa utilizar seus conhecimentos prévios para que consiga compreender a coerência entre "É abril" e "neste tempo de primavera", de modo a perceber que esta é uma referência ao Hemisfério Norte.
Respondido por christiancabralseixa
1

Resposta:

a) Reescrita de acordo com as coordenadas, teríamos a seguinte possibilidade:

‘Eis que eu tinha no bolso um caderno de notas para contar minha história. Eles queriam que lhes descrevesse essas montanhas e vales, e o que faziam os seres humanos naquele tempo de primavera.’

b) É coerente. O texto nos dá a entender que o autor escreve desde a Europa, palco da Segunda Guerra Mundial. O pronome ‘este’ funciona como indicador, no contexto, da estação que ocorre exatamente naquele momento. Devemos ter em mente que o mês de abril marca a primavera europeia. O autor, dessa forma, expressa que estava na Europa precisamente durante a primavera.

Perguntas interessantes