ENEM, perguntado por hemelybr2709, 1 ano atrás

Leia o seguinte relato de um professor de Língua Portuguesa sobre o ensino-aprendizagem de leitura em uma classe de 5a série.Num primeiro momento, os alunos liam silenciosamente o conto. Antes que iniciassem a leitura, líamos a biografia dorespectivo autor e discutíamos suas declarações, o que despertava bastante interesse. Os dados biográficos estavam contidos emtextos de entrevista com os autores. Tentávamos vincular esses dados biográficos à vida dos aprendizes, sugerindo a possibilidade deque qualquer um pudesse vir a se tornar escritor. Esses eram os únicos conhecimentos prévios relacionados à leitura dos contos.Embora o ambiente na sala de aula tivesse tendência a certa descontração, criasse uma possibilidade de trabalho associada aodireito de ir e vir, as nossas aulas de leitura transcorriam em absoluto silêncio. Conforme tínhamos combinado, era o silêncionecessário à hora da nossa "biblioteca".Após a leitura silenciosa, fazíamos uma pergunta a todos: "Quem gostou deste conto?" Nesse momento, podíamos observar areação causada pela leitura.(Harry Vieira Lopes, A leitura e a escrita ficcional na 5a série)Qual foi o contrato didático estabelecido entre professor e aprendizes e qual metodologia de leitura foi adotada?

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
0

O Contrato Didático pode ser encontrando na seguinte passagem do texto "Conforme tínhamos combinado, era o silêncio necessário à hora da nossa “biblioteca”" ou seja, isso que dizer que tanto o professor quanto os aprendizes tinham se programado para participarem da aula de leitura.

Já a Metodologia de Leitura adotada foi a partir das informações biográficas do autor, onde o professor guiou os alunos para se contextualizarem, fazerem uma leitura silenciosa e por fim poder debater com comentários críticos.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Perguntas interessantes