Leia o seguinte fragmento de texto: “Nas últimas décadas da escravidão, movimentos abolicionistas e projetos de lei foram acompanhados tanto por um processo de fuga em massa dos escravos como por intensa mobilização popular, principalmente nas cidades. Essa é uma história que ainda não foi escrita”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Flávio. Negros e política (1888-1937). Rio de Janeiro: J. Zahar, 2005. p. 9,10. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Brasil Império: história, historiografia e ensino de História sobre a abolição da escravidão, assinale a alternativa correta: A Os historiadores, desde o início do século XX, consideraram a resistência escrava como o fator preponderante para a abolição da escravidão. B A historiografia, atualmente, entende que abolição da escravidão foi um ato de benevolência da princesa Isabel para com os escravizados. C As explicações sobre as causas da abolição da escravatura, em 1888, permaneceram as mesmas ao longo do tempo. D Nas décadas de 1960 e 1970, existia uma tradição historiográfica que entendia que o mundo capitalista industrial seria incompatível com o trabalho escravo. E A atuação de escravizados e homens livres nos movimentos abolicionistas é um objeto de pesquisa desvalorizado desde a década de 1990.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
É correta a alternativa D.
Nas décadas de 1960 e 1970 a questão da abolição da escravidão era vista, primariamente, como uma questão das elites econômicas nacionais e globais, de modo que a abolição teria ocorrido pelas necessidades do capitalismo industrial.
Hoje o aspecto popular destas lutas já é mais levado em conta, sendo a ideia da abolição como um fenômeno que veio "de cima para baixo" menos hegemônica.
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
Espanhol,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás