Leia o que escreveu Lênin a respeito das condições do operário russo.“As condições dos trabalhadores russos são tais que eles são privados dos mais elementares direitos civis. Eles não devem ousar reunir-se, discutir juntos os seus assuntos, organizar os sindicatos, publicar declarações (...) há tão escandaloso abuso do poder pelas autoridades e tal violação dos direitos do homem comum que dificilmente serão possíveis em qualquer país europeu.Notava-se uma imensa fraqueza da burguesia russa, uma vez que a maior parte das terras estava com a nobreza e o grande capital industrial estava em mãos de estrangeiros. A partir do desenvolvimento da industrialização, as pequenas empresas foram progressivamente eliminadas e os capitalistas russos tiveram de se contentar com o controle de empresas pequenas e médias, sem possibilidade de concorrência comas estrangeiras.”(Lênin) Leia as afirmativas. I. A situação dos operários russos antes da Revolução era de total submissão ao governo czarista. II. A burguesia nacional tinha total controle dos meios de produção. III.Os operários tinham o direito de associação e de publicarem suas reivindicações trabalhistas, apesar das greves serem proibidas. IV. As condições sociais e econômicas da Rússia às vésperas da Revolução eram de extrema penúria, a população encontrava-se pauperizada e massacrada politicamente.Estão corretas as afirmativas *
A) I, II e III
B) III e IV
C) I e IV
D) I, II, III e IV
Soluções para a tarefa
Resposta:
resposta correta alternativa C
Explicação:
Antes da revolução de 1905 as massas russas estavam a mercê do governo czarista,não podiam fazer manifestações nem agir contra o governo pois senão eram postos na ilegalidade,nesse contexto foram criados os sovietes,conselhos que reuniam camponeses,soldados,delegados e outras pessoas importantes para a população,eles que iam contra o czar através de roubos de carga,desobedecimento de leis,armamentaçao da população,em 1905 tentaram derrubar o Czar mas fracassaram e foram dissolvidos,retornaram em 1917,com a população ainda a mercê do governo Czarista,insatifeitos com o numero de baixas russas na guerra,com a grande exportação de cereais para o exterior assim fazendo com que faltasse ainda mais comida para a população,os burgueses não gostavam muito das ideias revolucionarias pois detinham grande parte das terras,mas sem recursos para investir nelas muitas terras ficavam paradas sem nada enquanto poderiam ser usadas para o plantio de alimentos para reduzir a fome naquele país,mas ainda sim eram contra a reforma agrária,o partodo bolchevique pregrava que um governo do proletariado deveria ser comandado pelo próprio proletariado,não pelos burgueses.
acho que isso compõem a minha resposta,caso haja algum erro peço sinceras desculpas,pesquisei bastante sobre o assunto mas ainda podem haver problemas,mas em uma prova se eu fizesse eu marcaria a alternativa C.