Leia o poema e responda as questões. "Quantos há que os telhados têm vidrosos E deixam de atirar sua pedrada, De sua mesma telha receiosos. Adeus, praia, adeus, ribeira, De regatões tabaquistas, Que vende gato por lebre Querendo enganar a vista. Nenhum modo de desculpa Tendes, que valer-vos possa: Que se o cão entra na igreja, É porque acha aberta a porta". GUERRA, G. M. In: LIMA, R. T. Abecê de folclore. São Paulo: Martins Fontes, 2003 (fragmento). Ao organizar as informações, no processo de construção do texto, o autor estabelece sua intenção comunicativa. Nesse poema, Gregório de Matos explora os ditados populares com o objetivo de: *
a)enumerar atitudes.
b)descrever costumes.
c)demonstrar sabedoria.
d)recomendar precaução.
e)criticar comportamentos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra "E"
Explicação:
No fragmento citado, Gregório de Matos repreende aqueles que têm medo de seus mal feitos serem expostos (1ª estrofe) e, também, repreende os vendedores que gostam de enganar quem está comprando (2ª estrofe).
Desta forma, no trecho acima, Gregório de Matos explora os ditos populares com o objetivo de criticar comportamentos.
Resp.: E
O uso dos ditados por Gregório Matos em seu poema, tem a função de criticar comportamentos (letra e).
O poema de Gregório Matos, utiliza ditados populares que são usados diariamente em nossa sociedade, como: "quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra".
No poema vemos que o autor faz uma crítica a comportamentos que deixam de ser realizados, por conta da opinião dada pelos ditados populares sobre a consequência de alguns comportamentos.