ENEM, perguntado por silvacat5226, 10 meses atrás

Leia o poema.1 "Ó minha amada2 Que os olhos teus3 São cais noturnos4 Cheios de adeus5 São docas mansas6 Trilhando luzes7 Que brilham longe8 Longe nos breus...9 Ó minha amada10 Que olhos os teus11 Quanto mistério12 Nos olhos teus13 Quantos saveiros14 Quantos navios15 Quantos naufrágios16 Nos olhos teus..."Poema dos Olhos da Amada. Vinicius de Moraes.A invocação da amada (v.1), a associação dos olhoscom o cais (v. 2 e 3), a qualidade atribuída às docas(v. 5) e a repetição do vocábulo "quantos" (v. 13, 14 e 15)compõem, respectivamente, as seguintes figuras delinguagema) apóstrofe; metáfora; prosopopeia; anáfora.b) paradoxo; catacrese; metonímia; polissíndeto.c) eufemismo; metáfora, personificação; aliteração.d) apóstrofe; comparação; personificação; pleonasmo.e) aliteração; hipérbole; prosopopeia; anáfora.

Soluções para a tarefa

Respondido por Joselittle
5

Alternativa A.

Utiliza-se a apóstrofe para evocar um determinado alguém. Dessa forma, no verso ''Ó minha amada'' podemos inferir que existe o uso da apóstrofe.

Nos versos 2 e 3 existe a comparação entre os olhos da amada e o cais. Este tipo de recurso recebe o nome de metáfora, e designa um objeto utilizando uma expressão que normalmente serviria para outro.

No verso 5 o autor empresta sentimentos reais à um objeto inanimado, caracterizando o uso de uma prosopopeia.

Nos versos 13, 14 e 15 a repetição de vocábulos sugere a construção de uma anáfora.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas interessantes