Leia o pequeno conto a seguir, de Moacyr Scliar, escritorgaúcho recentemente falecido:O vencedor: uma visão alternativaNos sete primeiros assaltos, Raul foi duramentecastigado. Não era de espantar: estava inteiramente forade forma. Meses de indolência e até de devassidão tinhamproduzido seus efeitos. O combativo boxeador de outrora, ohomem que, para muitos, fora estrela do pugilismo mundial,estava reduzido a um verdadeiro trapo. O público não tinhaa menor complacência com ele: sucediam-se as vaias e ospalavrões.De repente, algo aconteceu. Caído na lona, depois deter recebido um cruzado devastador. Raul, ergueu a cabeçae viu, sentada na primeira sua sobrinha Dóris, dofalecido Alberto. A menina com os olhos cheiosde lágrimas. Um olhar que trespassou Raul como umapunhalada. Algo rompeu-se dentro dele. Sentiu renascer emsi a energia que dele a fera do ringue. De um salto,pôs-se de pé e partiu como um touro furioso para cima doadversário. A princípio o público não se deu conta do queestava acontecendo. Mas quando os fãs perceberam queuma verdadeira ressurreição se tinha operado, passaram aincentivá-lo. Depois de uma saraivada de golpes certeiros eviolentíssimos, o adversário foi ao chão. O juiz procedeu àcontagem regulamentar e proclamou Raul o vencedor.Todos aplaudiam. Todos deliravam de alegria. Menoseste que conta a história. Este que conta a história era oadversário. Este que conta a história era o que estava caído.Este que conta a história era o derrotado. Ai, Deus.SCLIAR, Moacyr. Contos reunidos. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 58-59.O conto de Moacyr Scliar apresenta desfecho surpreendente.O elemento responsável pela surpresa (e a respectivaé:o enredo, porque culmina com a vitória do personagemRaul, construída apenas no último parágrafo.o personagem Dóris, pela alteração involuntária queprovoca na atitude do personagem Raul.o aspecto temporal, já que a narrativa subverte atradicional evolução do tempo.o foco narrativo, visto que se percebe um narrador emterceira pessoa como personagem secundário.o espaço em que se passa a narrativa, incompatívelcom a história contada.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Letra e.
No final do conto o fator que é responsável por grande surpresa certamente está relacionado com a presença do narrador no cenário em que o conto se desenvolve.
O narrador era na realidade quem foi derrotado pelo personagem Raul, e isso gera uma evidente quebra de expectativa, fazendo com que uma grande carga de humor seja atribuída à leitura quando chega-se à reta final da então leitura realizada.
Perguntas interessantes
ENEM,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás