Leia o fragmento do poema “Canção do exílio”, completando as lacunas com o verbo “ter” no presente do indicativo e efetuando a concordância verbal. Minha terra ____ palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu ____ mais estrelas, Nossas várzeas ____ mais flores, Nossos bosques ____ mais vida, Nossa vida mais amores. As lacunas foram preenchidas, respectivamente, por:
A tem, tem, têm e têm.
B têm, têm, tem e tem.
C terá, terá, terão e terão.
D tinha, tinha, tinham e tinham.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
A
Explicação:
foi o que eu pesquisei e entendi.
Respondido por
1
Resposta:
A) está correta
Explicação:
A) CORRETA: O aluno diferencia os usos do verbo ter no presente do indicativo no singular e no plural e completa devidamente as quatro lacunas do poema.
B) INCORRETA: O aluno confunde plural com singular ao empregar o verbo ter no presente do indicativo. Logo, emprega o verbo no plural quando ele deveria estar no singular e vice-versa.
C) INCORRETA: O aluno conjuga devidamente o verbo ter de acordo com o número (singular e plural), mas os emprega no futuro, e não no presente do indicativo.
D) INCORRETA: O aluno, apesar de concordar o verbo ter em número nas orações, faz a conjugação no passado, e não no presente do indicativo.
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás