Leia o fragmento de texto a seguir:
Tudo isso – que é vital para a política marxista: que a sociedade seja compreendida, e cada conjuntura histórica analisada, em toda a sua complexidade – foi resumido por Althusser quando definiu a formação social como uma estrutura com dominante. Sua causalidade, por ele batizada de estrutural, governa o desenvolvimento histórico. Os seres humanos não são os autores ou os sujeitos desse processo que, descentrado, não tem sujeito que o acione. São apoios, efeitos, das estruturas e das relações da formação social. Marx, de acordo com Althusser, rejeitou a ideia de uma essência ou natureza humana universal, adotando, portanto, um anti-humanismo teórico.
De acordo com o texto e com os conteúdos e livro-base da disciplina, responda: por que o pensamento de Louis Althusser é caracterizado como “anti-humanista”?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Althusser considerado anti-humanista porque relega ao mínimo o papel dos sujeitos individuais no processo histórico. Nesse sentido, seu posicionamento parece semelhante ao do marxismo leninista-stalinista, também conhecido como marxismo vulgar, que parte de uma concepção cartesiana e mecanicista de causalidade históricae, por isso, a metáfora “base-superestrutura” lhe cabe muito bem.
Perguntas interessantes
Inglês,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Direito,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás