Leia o fragmento de texto a seguir:
“O ensino da geografia [...] deve propiciar ao aluno a compreensão do espaço geográfico na sua concretude, nas suas contradições”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, [s. d.]. p. 20.
A preocupação central do ensino de geografia na educação infantil e ensino fundamental é a construção da noção espaço-temporal, e duas posições teóricas podem ser usadas na explicação de como acontece essa construção. Quais são as duas posições teóricas? De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Jean Piaget e Henri Wallon.
II. ( ) Sigmund Freud.
III. ( ) Henri Wallon e Lev Vigotski.
IV. ( ) Lev Vigotski.
A V – F – V – F
B V – F – F – V
C F – F – V – V
D V – V – F – F
E F – V – V – F
Soluções para a tarefa
Resposta:
V-F-V-F
Explicação:
Através da teoria do desenvolvimento Wallon buscou entender como a criança interage no processo de experiência, e, definiu alguns princípios para explicar este fato, onde temos:
Assim, esses estágios apresentados correspondem ao desenvolvimento de uma fase da criança, onde a educação e a socialização devem ser realizadas de maneira equilibrada para que o acesso seja realizado.
A construção das reflexões de Vygotsky quanto o desenvolvimento do indivíduo estão ligadas ao ambiente social e como o desenvolvimento cognitivo da criança ao longo de sua formação se relacionam com o convívio e as pessoas ao seu redor.
Resposta:
A resposta certa é B
V – F – F – V
Explicação: As afirmativas I e IV estão corretas, pois a preocupação central do ensino de geografia na educação infantil e ensino fundamental é a construção da noção espaço-temporal e duas posições teóricas podem ser usadas na explicação de como acontece essa construção: uma posição é defendida por Jean Piaget e Henri Wallon e a outra posição é defendida por Lev Vigotski. (p. 75)