ENEM, perguntado por ninicaca3452, 1 ano atrás

Leia o fragmento abaixo. O texto foi elaborado por Mayana Zatz, uma das maiores cientistas do mundo a pesquisar doenças genéticas humanas. Células-tronco podem concertar um coração Não se trata de um bálsamo para "remendar" seu coração se você rompeu um namoro ou terminou um casamento, apesar de algumas pessoas acreditarem que as células-tronco (CT) vão curar todos os males que nos afligem. Infelizmente, elas são bem mais limitadas. Uma das grandes apostas das CT é o seu papel na medicina regenerativa, isto é, a substituição de tecidos danificados por novas células capazes de se diferenciar no tecido a ser reparado. No caso de doenças genéticas não é possível usar as CT da própria pessoa, ou células autólogas, porque todas elas possuem o mesmo defeito. As pesquisas do nosso e de outros centros de estudo no mundo estão se dedicando a identificar quais são as melhores fontes de CT – tais como tecido adiposo, cordão umbilical, polpa dentária (entre outros) – de pessoas saudáveis, a serem injetadas de acordo com o tecido a ser regenerado. Mas no caso de lesões por acidentes ou doenças degenerativas complexas – como problemas cardíacos ou derrame – os pesquisadores tentam usar as próprias CT do indivíduo para regenerar o tecido do órgão danificado. A tentativa de se utilizar células-tronco do próprio indivíduo (autotransplante) tem como vantagem: (A) Aumentar a capacidade de regeneração, já que células-tronco de outra pessoa não teriam essa capacidade. (B) Diminuir os custos da técnica, uma vez que não seria preciso utilizar toda a tecnologia disponível. (C) Possibilitar maior sucesso da técnica, pois as células-tronco de outras pessoas não substituem tecidos danificados. (D) Evitar o risco de rejeição, uma vez que as células seriam da própria pessoa e imediatamente reconhecidas. (E) Estimular as células-tronco cardíacas a se ativar e regenerar o miocárdio, mesmo após um infarto.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
0

(D) Evitar o risco de rejeição, uma vez que as células seriam da própria pessoa e imediatamente reconhecidas.

Uma das principais preocupações que envolvem as técnicas com células-tronco, estão relacionadas ao risco de rejeição, no sentido de que o organismo não reconheça CTs advindas de outras pessoas.

Por conta disso, o autotransplante tem se mostrado uma técnica efetiva, já que elimina por 100% o risco de rejeição aos pacientes.

Perguntas interessantes