Leia o fragmento abaixo, extraído do texto "A emoção de viver na sociedade de nosso tempo: caminhos percorridos para autonomização dos sujeitos históricos". A ideia de progresso tecnocientífico está no centro da narrativa da modernidade. A autonomia para total experimentação sem quaisquer limites, senão aqueles do próprio processo. Não há limite do sagrado, do coletivo (político), do econômico, ou, por fim, do humano. Tudo é passível de ser transformado em objeto da ciência. MOTTA, Ivan Dias da. Ética, Sociedade e Direitos Humanos. Formação Sociocultural e Ética II: Webflow. Maringá, 2020. A partir das reflexões do texto na íntegra, analise as asserções que seguem e a relação proposta entre elas. I. O homem cria "outros sujeitos" artificiais, inteligentes, capazes de acelerar exponencialmente a dominação da natureza - inclusive a natureza humana - rumo à superação da fronteira da finitude. PORQUE II. Suas intenções, nesse ímpeto de inventar novos aparatos e soluções tecnológicas, estão voltadas unicamente para questões espirituais, sem qualquer relação com fatores econômicos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa 3 é a correta
Explicação:
o homem não cria para fins espirituais, homem cria voltado para si mesmo,sempre voltado para ganhos econômicos na maioria das vezes.
Sobre as reflexões do texto envolvendo a revolução digital, a assertiva I é correta, e a II é incorreta.
O progresso tecnocientífico compreende um evento bastante contemporâneo e transformado, pelo fato de que a automação dos demais processos, vem se mostrando como um grande interesse dos homens na sociedade atual.
Todavia, as principais motivações do homem não se baseiam em fins espirituais, mas relacionam-se com o progresso econômico, assim como a ambição e também a ganância, através do desenvolvimento de tecnologias que cada vez mais permitem a qualidade de vida, muitas vezes, buscando a perfeição.
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