Leia o fragmento a seguir e responda às questões.
O superintendente ordenará ao guarda-mor que faça a repartição das datas, dando em primeiro lugar a data à pessoa que descobriu o ribeiro, na parte onde ele apontar; logo repartirá outra data para minha fazenda [do rei] e ao descobridor dará outra data em qualquer outra parte que ele apontar, por convir que os descobridores sejam em tudo favorecidos e este benefício os anime a fazerem muitos descobrimentos. A demais data repartirá o guarda-mor, regulando-se pelos escravos que cada um tiver. [grifo nosso]. Regimento para as Minas Gerais. In: INÁCIO, Inês; LUCA, Tania R. de. Documentos do Brasil colonial. São Paulo: Ática, 1993. p. 128.
a) O que o fragmento revela sobre a ação da Coroa portuguesa na região mineradora?
b) Leia o texto novamente e responda: Por que o fato de possuir mais escravizados era importante para obter uma data?
c) De acordo com o que você estudou, os descobridores das áreas que possuíam ouro eram “em tudo favorecidos”, como mostra o texto? Comente.
Soluções para a tarefa
A)A Coroa Portuguesa aproveitou a concorrência/conflitos nas regiões das minas para aumentar seu controle sobre elas.As áreas de exploração passaram a ser fiscalizadas (subdivididas em lotes,chamados de datas).
B)Em qualquer sociedade escravocrata, ter escravos significava poder, quanto maior o número de escravos maior a riqueza do proprietário, sendo assim na sociedade quem tem mais dinheiro, mais poder terá maior prestigio
C)Não.Foi criada a *Intendência das Minas*,por exemplo,que era um órgão responsável pela fiscalização da região explorada e organização da cobrança de impostos para a Coroa.Era recolhido 20%(conhecido como o *quinto*)de todo material encontrado,proveniente de tal exploração.
a) O fragmento revela sobre a Coroa uma ação de controle na região, realizando a distribuição das terras através das datas.
b) Era importante possuir muitos escravos porque para a Coroa, quem possuía mais escravos tinha maiores condições de explorar a terra em busca do ouro e para evitar que pessoas sem condições (os aventureiros), pudessem explorar a terra.
c) Os descobridores das áreas onde ouro era econtrado não eram favorecidos, pois apesar de realizarem a descoberta do ouro, precisavam pagar impostos da mesma maneira que as outras pessoas.
A descoberta de ouro ocorreu no final do século XVII (na região do atual estado de Minas Gerais). A Coroa portuguesa buscou desde o início exercer um rígido controle sobre a exploração aurífera, enviando para a região seus representantes para fiscalizá-la.
A descoberta do ouro trouxe para a região várias pessoas, vindas de outras partes do território e estrangeiros, aventureiros, funcionários da Coroa e outros, tornando a região que antes não possuíam habitantes, em um local extremamente povoado, palco de intensas disputas pelo ouro.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/24942950