Leia o fragmento a seguir, de Hilário Franco Júnior que relata algumas contribuições medievais aos dias atuais: “O patrimônio intelectual de origem medieval é impressionante. Dele fazem parte as universidades, que até hoje preservam de suas origens no século XII, a pedagogia (aulas expositivas e debate de textos), a concessão de título (tese submetida a uma banca examinadora), a concessão do direito de exercício profissional (licentia docendi), a estrutura administrativa (reitor, divisão em faculdades), o auxílio aos membros necessitados (concessão de bolsas aos estudantes carentes). Também fazem parte desse patrimônio inúmeras técnicas intelectuais. (...) É o caso dos algarismos arábicos (século X), precondição para a matemática moderna e, assim, para das demais “ciências exatas”. Do livro, bem mais manejável que os rolos de pergaminho da Antigüidade, e provido de melhores meios de utilização, como os índices (século XII), possibilitadores dos dicionários e enciclopédias.” (FRANCO Jr. Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2008.)
1) Embora no período medieval o conhecimento fosse restrito à certas camadas da população, o período nos trouxe importantes contribuições educacionais. Cite três dessas contribuições.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Criação das universidades, fundamentos científicos e criação do primeiro livro de álgebra.
Explicação:
A educação clássica, que ainda é usada nas escolas, é o mesmo sistema usado pelas universidades, criadas no começo da Idade Média. Elas ensinavam artes, direito, medicina e teologia.
A primeira universidade a dar um diploma foi a Universidade de Bolonha, fundada em 1088. As universidades medievais tinham influências fortes da educação islâmica, que prosperava na época.
O progresso na ciência foi lento, nesse período do Ocidente. Mas a sua qualidade era bastante alta. Sem o estudo da ciência feita na Idade Média, a humanidade estaria bastante atrasada nos conhecimentos científicos.
Alguns mitos, que passaram como verdades históricas sobre esse período, foram que: a ascensão do cristianismo matou a ciência antiga, a igreja cristã medieval suprimiu o crescimento das ciências naturais, os cristãos medievais pensavam que o mundo era apartamento e que a Igreja proibiu autópsias e dissecações, durante a Idade Média.
Por causa do aprendizado do povo islâmico no Oriente, o mundo teve o seu primeiro livro de álgebra. O Livro Compêndio sobre Cálculo por Conclusão e Balanceamento, e seu título em árabe, nos deram a palavra álgebra.
Foi esse livro quem deu a primeira solução sistemática de equações lineares e quadráticas.