Leia o extrato de texto a seguir:
"Olhar para o processo de constituição histórica da sociologia do esporte pelas ‘lentes sociológicas’ de Pierre Bourdieu possibilita ir muito além do que simplesmente demarcar o espaço que essa disciplina vem conquistando no âmbito acadêmico".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Juliano de; MARCHI JÚNIOR, Wanderley. Por uma gênese do campo da sociologia do esporte: cenários e perspectivas. Movimento, v. 16, n. 2, p. 45-70, abr./jun. 2010, p. 45.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Por uma gênese do campo da sociologia do esporte: cenários e perspectivas sobre a relação com o campo acadêmico da Educação Física e a aproximação das Ciências Humanas e Sociais, indique a alternativa correta:
A Não existe relação entre o campo acadêmico da educação física e as ciências humanas.
B São estudos que visam compreender os fundamentos técnicos desenvolvidos no esporte e como eles se comportam nos meios sociais.
C O esporte é identificado com a Educação Física, e se aproxima das Ciências Humanas e Sociais utilizando vieses e matrizes teóricas.
D O esporte é identificado com a Educação Física, e se aproxima das Ciências Humanas por conta das atividades práticas.
E O campo de aproximação se dá pelas disciplinas de biomecânica e fisiologia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
RESUMO
Neste texto, está em pauta aquele que entendemos ser o principal legado teórico de Bourdieu para o estudo sociológico do esporte, qual seja, a sistematização de um modus operandi que permite compreender a estruturação dessa prática como um campo regido por leis de oferta e demanda e, na esteira dessa linha investigativa, demonstrar como o esporte é apropriado a partir de uma economia simbólica peculiar que atualiza as divisões do mundo social e, muitas vezes, reforça mecanismos de dominação. Para dar conta dessa análise, o texto foi dividido em três eixos de discussão. Na primeira parte, pretendemos recuperar a estrutura teórica que animou o empreendimento sociológico de Bourdieu. Já no segundo bloco analítico, procuramos restituir o modo com que o esporte foi concebido por Bourdieu como um problema sociológico. Por fim, recuperamos algumas críticas direcionadas na literatura sociológica ao referencial de Bourdieu e sugerimos que uma “apropriação inventiva” de seu modelo teórico pode ser útil no intuito de interpretar alguns processos esportivos levados a efeito na sociedade moderna.
Explicação: