Leia o excerto retirado da obra de Joaquim Manuel de Macedo, "A Moreninha", romance urbano, produzido em 1844, que retrata um grande amor protagonizado pelas personagens D. Carolina e Augusto.
(o excerto tá na pág. 3 do Aprender Sempre vol.2)
após a leitura e análise do texto, responda às questões a seguir:
a) Identifique o foco narrativo de texto lido.
b) Retire do texto o trecho que evidencia comportamentos sociais característicos à época e indique qual sentido pode ser inferido.
c) E na atualidade, é comum presenciar comportamentos nos moldes em que se apresentam as personagens da narrativa? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Nesse texto é possível observar a presença do narrador onisciente, em 3ª pessoa, e no decorrer do enredo, tem-se o narrador personagem, com a presença das falas diretas das personagens.
b) Extrai-se que, à época, os relacionamentos se instituíam observando os rigores impostos pela sociedade burguesa conservadora. Assim, é possível perceber, no início do texto, como o jovem Augusto se comporta frente D. Ana e D. Carolina, sinal de respeito às senhoras, independentemente da idade.
Não sei a "c" desculpe.
Explicação:
essas são as respostas do caderno do professor, a "c" aparece como "resposta pessoal".
A questão "c" diz o seguinte:
Você acha que na atualidade é comum o comportamento conservador? Onde se tem respeito com as moças?
Eu penso que não. Antigamente não tinha essa liberdade dos pais deixarem a moça sair para namorar, os dois namoravam na casa dos pais da moça, tinha pais que não deixavam nem se beijarem. E atualmente não vemos isso. Os moços e moças agem sem respeito um com o outro e com a família também, a família da moça deixa o namorado dormir em casa e vice-versa. Então mudou bastante, portanto é não é comum ver esse comportamento nos dias de hoje.