Leia o excerto:
"O termo Surdo tem sido utilizado quando a pessoa com surdez é caracterizada como surdez profunda no âmbito da medicina, quando é leve ou moderada ainda persiste o termo Deficiente Auditivo, já na Comunidade Surda, o Surdo é aquele que é usuário de Libras e é pertencente a tal. Se ao termo Deficiente Auditivo não estiver impregnada de preconceito por parte de quem o utiliza não deve ser errôneo, do ponto de vista que devamos tratar o termo DEFICIENTE não como incapaz, mas como Déficit [...]"
(FSCE UniCesumar, Coletânea Ética e Sociedade, 1º semestre, 2018, p.20)
Neste contexto, ANALISE as alternativas:
I. O termo deficiente está ultrapassado, para isso, deve-se usar o termo Déficit.
II. Nas regras internacionais o termo Deficiente é incapaz.
III. Ao utilizar o termo deficiente auditivo sabe-se que ele é capaz de se comunicar.
IV. Deficiente é a pessoa que vive em sua plenitude, mesmo que lhe falta algo.
ASSINALE a opção que corresponde à interpretação correta:
Alternativas
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
III, apenas.
III e IV, apenas.
IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Em oposição à outra resposta citada, diria que Apenas a assertiva IV está correta.
I. Errada, pois não é indicado no texto que passemos a usar déficit, essa palavra apenas explica um conceito.
II. Errada, no final do texto de apoio nos é solicitado que tratemos o deficiente não como incapaz, então é aí que divergimos.
III. Errada, não necessariamente o deficiente auditivo pode se comunicar da através da fala e audição e, de acordo com a Comunidade Surda, ganha o título de "Surdo" aquele que é versado em Libras e até que o seja não ganha uma titulação diferente, ou seja, o deficiente não é usuário do meio de comunicação Libras.
IV. Correta, de acordo com o curso de Libras da UniCesumar (universidade que elaborou a questão), esta assertiva expressa a visão da Comunidade Surda sobre si mesma, como plenos, apenas lhe faltando um detalhe minoritário.
IV, apenas.
Observa-se que, dentre as alternativas, somente a alternativa 4 encontra-se incorreta, visto que não diz respeito ao significado do termo "deficiente", que encontra-se ultrapassado e cada vez mais não é utilizado.
Dessa forma, passou-se a utilizar o termo "déficit" que apresenta menor capacidade pejorativa, e também é mais aceito pela comunidade que apresenta limitações sensoriais (como surdos, cegos, etc).